» Família » Como Incentivar a Leitura dos seus Filhos

Como Incentivar a Leitura dos seus Filhos

Galeria
como incentivar a leitura dos seus filhos

O gosto pela leitura nasce e cresce na medida em que a criança é estimulada a ler e a escrever. Não existe uma idade certa para estimular a leitura, pode ser desde bebê até adolescente ou adulto. Lembrando que: quanto mais cedo for a iniciação no mundo dos livros mais fácil será para a criança obter o gosto pela leitura. Veja a seguir algumas dicas de como incentivar a leitura dos seus filhos.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Ninguém sente prazer em ler um livro sobre um assunto que não seja interessante. No processo de incentivo a leitura, é importante saber que a primeira impressão é a que fica. Por isso, os pais devem incentivar a criança a ler sobre assunto que são do interesse infantil, como livros com desenhos contando histórias de aventura.
    Ao incentivar seu filho a ler, pense como ele, qual tema seria interessante para exercitar a leitura? Harry Potter e a Pedra Filosofal ou Memórias Póstumas de Brás Cubas? A segunda opção é um clássico da literatura brasileira, mas para uma criança o que interessa isso?

  2. 2

    A leitura obrigatória traz um sentimento repulsivo. Quando uma criança é obrigada a fazer algo ela perde o prazer, fazendo apenas pela obrigação e odiando essa situação. Fator que pode causar uma barreira impenetrável e nunca mais a criança irá gostar de ler livros.

    Muitos pais cometem esse erro ao impor que os filhos leiam obras clássicas da literatura. Esse não é o momento para uma leitura densa e complexa. Pelo contrário, o modo de incentivar e dando o livre arbítrio para a escolha do tema a ser lido. Dessa forma, não há necessidade de impor um número de livros, pois se o tema é interessante para o leitor, ele lerá o máximo possível durante horas. Por exemplo, para os adolescentes a saga do Senhor dos anéis ou Crepúsculo são trilogias de livros que provavelmente eles irão ler em poucas semanas.

  3. 3

    Uma ótima dica para incentivar o hábito da leitura é sugerir metas e dar prêmios quando alcançá-los. Por exemplo, a mesada terá um aumento de 10% para cada livro lido durante o mês. No caso dos adolescentes que já estão se preparando para o ENEM, a leitura dos clássicos da literatura é fundamental. Para tornar essa leitura mais agradável forneça outros livros para que sejam lidos nos intervalos de cada clássico literário.

    Ao conseguir que o filho tome gosto pela leitura, chegou o momento certo para apresentar os clássicos da literatura brasileira, como Vidas Secas, Dom Casmurro, Capitães de Areia, etc.

    Lembre-se que o incentivar a leitura da criança da maneira correta é fundamental, respeite o gosto e os limites do leitor. Assim, ao crescer o seu filho será um leitor culto que terá imenso prazer em ler sobre diferentes assuntos.

Comentários
blog comments powered by Disqus