» Dinheiro » Carreiras » Como ingressar na aeronáutica

Como ingressar na aeronáutica

Galeria
Como ingressar na aeronáutica

Vários jovens sonham em ingressar no serviço militar, mas poucos sabem como podem fazê-lo. São diversas etapas, documentos e alguns locais para ir e isso pode acabar confundindo um pouco os candidatos, que muitas vezes chegam até a desistir dos seus sonhos. Uma das forças militares mais admiradas é a aeronáutica, que atrai o olhar de muitas pessoas por aí. Aprenda agora Como ingressar na aeronáutica!

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Existem várias maneiras de ingressar na aeronáutica. Uma delas é o alistamento militar obrigatório. Para isso, o jovem que completa 18 anos deve comparecer na junta militar mais próxima de seu município munido da certidão de nascimento ou um documento de identidade, um comprovante de residência e uma fotografia 3x4 recente, e sem alterações.

    No momento de sua inscrição o jovem pode optar por qual força armada defender: exercito, aeronáutica ou marinha. Após a inscrição deve-se aguardar a seleção geral ou o juramento a bandeira. Algumas cidades não são zonas de treinamento, ou seja, o jovem é automaticamente dispensado do serviço militar. A seleção geral irá verificar o porte físico do candidato, e se ele tem os dotes necessários para servir na força que escolheu.

  2. 2

    Para o candidato que não foi aceito na seleção geral, ou que foi dispensado por não morar em zona de treinamento militar, o mesmo pode optar por ingressar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). Para ingressar na escola, que é a porta principal para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), o candidato deve se cadastrar no concurso público no site.

    Há outros concursos públicos que são divulgados nos sites das empresas responsáveis pelo processo seletivo. Por isso é importante ficar atento no que pode ser informado em jornais, TV ou internet.

  3. 3

    Qualquer jovem que tenha o interesse de ingressar na aeronáutica pode participar dos processos seletivos. Outra opção é a das escolas ou colégios militares, que contam com o ensino de nível técnico e superior. Existem várias opções de ensino ligadas a aeronáutica, a mais famosa delas é o mecânico de aeronaves.

    As mulheres que desejam ingressar na aeronáutica também têm o seu espaço. Elas também podem se inscrever no concurso público da Escola Preparatória de Cadetes do Exército ou optar pelas escolas ou colégios de níveis técnicos ou superiores. Para isso é importante que o candidato já tenha passado da idade militar (18 anos) ou que esteja em dia com os débitos do serviço militar.

Comentários
blog comments powered by Disqus