» Dinheiro » Carreiras » Como ingressar na carreira militar

Como ingressar na carreira militar

Galeria
Como ingressar na carreira militar

A carreira militar é visada desde antigamente, por ser símbolo de status e de estabilidade financeira, na qual homens e mulheres sempre almejaram uma vaga.

Hoje não é muito diferente, a inserção no mercado militar atrai muitos, pois possui grandes possibilidades de crescimento na área e uma estabilidade financeira grande. Para se almejar uma carreira no patamar militar só é necessário ter 18 anos (para alguns concursos), ser brasileiro nato ou naturalizado, e estar quite com as obrigações eleitorais e possuir o Ensino Médio completo (para alguns concursos).

A inserção nesse patamar é feita através de concurso público, que é muito concorrido. Os participantes podem escolher se vão para as Forças Armadas, Policia Militar, quadro de Engenheiros Militares, Artilharia e Saúde, dentre outros, pois existe um concurso especifico para cada área.

Existe também uma opção para quem quer ingressar no exército, a de ser tornar um militar de maneira temporária, na qual o tempo máximo para dedicação a carreira é de 8 anos. Após o tempo transcorrido, o militar passa para o Efetivo de Mobilização e sua entrada na carreira pode ser efetuada através do Sistema de serviço Militar.

Enfim, para se obter mais informações, entre em contato com as Forças Armadas mais próximas ou pelas home pages.

Instruções
  1. 1

    Com os concursos concorridos, as escolas tendem a propiciar ao concurseiro possibilidades de estudos. O ideal é preparar-se, muito bem, pois a concorrência se tronou muito grande.

  2. 2

    Além dos estudos nos cursinhos (para quem possui a condição de fazê-lo), também é ideal que os estudos se estendam até em casa, pois a aprimoração do que foi aprendido na escola se torna fundamental para o sucesso nas provas.

  3. 3

    É necessário que não se esqueça de olhar a escolaridade exigida para determinado concurso (concurso que o candidato vai tentar), e olhar também o cronograma de matérias. Assim ajudará o candidato a ter um estudo mais direcionado.

  4. 4

    Escolher com calma o ramo no qual deseja atuar é ponto fundamental, comparando os editais e suas atribuições pessoais. No exército, por exemplo, existem vários campos que o candidato pode escolher, como no da saúde, engenharia, computação e comunicações, entre outros. Isso facilita a escolha do candidato.

  5. 5

    Para os que dizem que a inserção no campo militar é difícil, está enganado. Pois a concorrência é grande, tendo-se em vista que a obtenção de um cargo público é sonho de muitos. Tanto na inserção social, quanto na estabilidade financeira.

    Para alguns pode até ser difícil a obtenção da vaga deseja, pois para um cargo que se tornou tão concorrido o ideal mesmo é estar preparado, pois estamos tratando de uma carreira de que só os preparados conseguem sucesso e a vaga almejada.

Dicas e AVISOS
  • Persistência é fundamental para o sucesso, seja na carreira militar, seja em outra carreira
Comentários
blog comments powered by Disqus