» Dinheiro » Carreiras » Como ingressar na policia civil

Como ingressar na policia civil

Galeria
Como ingressar na policia civil

A carreira pública tem atraído cada vez mais pessoas interessadas em ter um emprego fixo, bem remunerado e com uma ótima estabilidade. No entanto, segundo a legislação vigente, o ingresso em um cargo público deve ser feito somente por meio de concursos que visam selecionar os melhores e mais capacitados candidatos. Nos concursos para a Polícia Civil, essa seleção é feita individualmente para cada cargo pretendido, normalmente escrivão, perito criminal, delegado e agente. Para concorrer a alguns cargos, são necessárias formações específicas como o direito, para quem deseja concorrer a uma vaga como delegado, por exemplo. Já para concorrer ao cargo de perito criminal, é necessário possuir um curso superior em áreas como Biomedicina ou engenharias.

Instruções
  1. 1

    Estudar é a melhor forma de ser aprovado.
    Para ingressar na Polícia Civil, independentemente do cargo, serão necessárias várias horas de estudo e disciplina. Por isso, analise as matérias presentes no edital e organize uma tabela de estudo em diferentes horários. Se possível, compre apostilas em bancas de jornal ou através da internet, pois normalmente elas são preparadas por cursos especializados que vão redirecionar o seu estudo para as questões mais comuns presentes em provas anteriores.

  2. 2

    Tenha um bom ritmo de estudos.
    Manter a qualidade e disciplina na hora de estudar vai garantir a você os melhores resultados. Por isso, após criar uma tabela listando todas as disciplinas e seus horários, procure segui-la de forma criteriosa, pelo menos seis vezes por semana. É importante separar um dia da semana para o seu lazer e descanso, pois isso vai garantir uma mente saudável e pronta para receber mais informação no dia seguinte. Ao montar o seu quadro de estudos, procure dividir as matérias e intercalar aquelas que exigem mais concentração e que tenham alguma correlação entre si. Por exemplo, estude Direito Administrativo na segunda, e Direito Civil na quarta e separe as terças para estudar genética e as quintas para estudar Biologia Evolutiva – caso a prova seja para o cargo de Perito Criminal na área de Biologia Forense.

  3. 3

    Aproveite a internet.
    A internet é uma ferramenta que veio auxiliar a vida de muita gente, inclusive a dos concurseiros de plantão. Por isso, separe um ou dois dias na semana para assistir a videoaulas pela internet que falem de assuntos ligados às suas disciplinas. A TV Justiça é uma ótima ferramenta para quem busca ser aprovado em concursos públicos e possui um canal específico no site YouTube, no qual é possível encontrar professores altamente capacitados com ótimas dicas para garantir a tão sonhada aprovação.

Comentários
blog comments powered by Disqus