» Dinheiro » Carreiras » Como ingressar na policia federal

Como ingressar na policia federal

Galeria
Como ingressar na policia federal

A Polícia Federal é o órgão brasileiro responsável por manter a ordem na sociedade no que diz respeito às questões legais visando manter a segurança pública.

Este departamento é considerado o braço direito do Ministério da Justiça, uma vez que ele controla e defende os interesses do país.

Pelo fato de a Polícia Federal ser um dos órgãos brasileiros mais respeitados no Brasil, muitas pessoas desejam desenvolver uma carreira nessa instituição.

Existem várias profissões nas quais a Polícia Federal necessita de pessoal para desenvolver o seu trabalho e, por isso, a cada ano, esse departamento abre concurso para selecionar novos profissionais.

Confira abaixo como ingressar na Polícia Federal.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Em primeiro lugar comece sabendo que só possível ingressar na Polícia Federal prestando concurso público, não há outro meio de prestar serviços para esse órgão que não dessa maneira.

    Anualmente são abertas vagas para diferentes profissões.

    Algumas das profissões que a Polícia Federal precisa são delegado federal, que deve possuir diploma de bacharel em Direito. Esse profissional vai comandar e organizar operações policiais, investigações, administrar, além de instaurar outros procedimentos.

    A segunda profissão é perito criminal e, para atuar nessa área, é preciso ter diploma em Ciências Contábeis ou Econômicas. As funções a serem realizadas são atividades técnico-científicas, recolher vestígios em procedimentos judiciários, entre outras coisas.

  2. 2

    Existem vários tipos de peritos criminais contratados pela Polícia Federal como, por exemplo, o que atua na área de engenharia, análise de sistemas, engenharia agrônoma, engenheiro de Geologia, além de outros.

    Escrivão também é um profissional o qual a Polícia Federal necessita, ele precisa ter diploma superior e sua função, entre outras, é lavrar termos, fazer a remessa de processos de investigação e averiguação de processos judiciais.

    Agentes com diploma em nível superior para realizar investigações e operações também são profissionais para o bom desempenho do trabalho da Polícia Federal.

    A pessoa que se enquadra em uma dessas profissões e deseja ingressar na Polícia Federal, deve ficar atenta a divulgações de concurso do órgão.

  3. 3

    Para se inscrever para o concurso desse departamento é preciso acessar o site do órgão e realizar a sua inscrição com bastante antecedência. Leia com atenção todas as recomendações e orientações disponíveis no ambiente virtual.

    Normalmente os concursos para atuar na Polícia Federal costumam ser bem concorridos, por isso estude muito todos os conteúdos, com pelo menos seis meses de antecedência à data da realização da prova.

    Existem diversos cursinhos que dão preparação específica para este tipo de processo seletivo.

    Com relação ao conteúdo que é cobrado na prova do concurso, saiba que é preciso estudar questões de conhecimentos gerais e também específicas da vaga que você está pretendendo.

Dicas e AVISOS
  • Comece a estudar para o concurso com bastante antecedência.
  • Só é possível ingressar na Polícia Federal através de concurso.
Comentários
blog comments powered by Disqus