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Como iniciar uma carta

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Como iniciar uma carta

A carta é um importante veículo de informação que pode ter diversas finalidades. Antigamente, ela era utilizada para comunicados solenes (por exemplo, a carta do rei da França ao rei de Portugal) e principalmente como forma de comunicação entre casais apaixonados que não podiam se falar diretamente, talvez daí tenha surgido os famosos papéis de carta, visto que não bastava escrever todo o suporte era igualmente importante. Atualmente, a carta de papel tem sido, gradativamente, substituída pelo formato eletrônico, o chamado “e-mail”. Vale destacar que existem diversos tipos de cartas e não só as apaixonadas. Há a carta argumentativa, a carta pessoal, a carta comercial, dentre outras. As características de cada uma variam conforme a intenção do emissor, o destinatário, o tipo de relacionamento existente o emissor e receptor. Siga os passos a seguir e independente da natureza dela, aprenda a iniciar uma carta.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Date a carta. Lembre-se de que o nome do mês deve vir em inicial minúscula e após a data, segue-se o ponto final. Os numerais que designam ano não deve ser separados por ponto ou espaço. Escreva, por exemplo, 2012 e não 2.012 ou 2 012. Há de se lembrar que os numerais de uma data são separados por hífen e não por barra.

  2. 2

    Invoque o destinatário. O vocativo deve ser escolhido conforme o grau de intimidade entre o emissor e destinatário. Pode-se usar, por exemplo: “Prezado amigo”; “Caro Cliente”; “ Senhor Diretor” etc.

  3. 3

    Exponha o assunto. Esse item, também chamado de corpo da carta, deve conter, dentre outros tópicos, o assunto principal da carta.

  4. 4

    Feche a carta com fórmulas já estabelecidas. A saber: “Atenciosamente”; “Com elevado apreço”; “Saudações cordiais”; “Cordialmente” etc. Evite terminar com os clichês “Termino esta” ou “Sem mais, termino esta...”.

  5. 5

    Assine a carta. Dependendo da finalidade desta, coloque abaixo de sua assinatura sua respectiva função.

Dicas e AVISOS
  • Com respeito à localidade, a tendência atual é colocá-la à esquerda, no alto da margem.
  • Use gramáticas e dicionários sempre que tiver alguma dúvida de Língua Portuguesa.
  • Escreva com clareza, coerência e coesão
  • Caso você use os pronomes de tratamento, o verbo deve estar sempre na terceira pessoa, do singular ou do plural.
  • Não abrevie o nome do local. Você deve escrever Belo Horizonte ou São Paulo e nunca BH ou S. Paulo.
  • É aconselhável elaborar um rascunho de escrita.
  • A extensão, linguagem e formato da carta são conforme sua finalidade. Para cartas comerciais, utilize o padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
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