» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como iniciar uma conclusão

Como iniciar uma conclusão

Galeria
Como iniciar uma conclusão

É muito que na hora de escrever um texto não se saber como concluí-lo. Existem textos bem embasados, bem desenvolvidos, mas fracos no que tange à conclusão. Esta, de um modo geral deve retomar as ideias principais do texto, entretanto, sem as ficar repetindo.

A tese apresentada no início e discutida no desenvolvimento e outros pontos importantes do texto devem ser encerrados com clareza, sem apelos e generalizações precipitadas. A conclusão é onde você deve apresentar os resultados da análise feita no desenvolvimento, sem ficar repetindo o que já foi escrito.

Uma boa dica para ser fazer uma boa conclusão é avaliar o percurso do seu texto: de onde você partiu, como se desenvolveu e para onde foi. Siga os passos a seguir, e nunca mais tenha problemas para fazer conclusões.

Instruções
  1. 1

    Feche a argumentação. O parágrafo pode resumir o raciocínio ou retomar a tese expressa na introdução ou título. Se sua argumentação tiver sido em encadeada, as ideias da conclusão viram quase que automáticas, principalmente se você utilizou um silogismo. A saber, veja o clássico exemplo de raciocínio criado por Aristóteles: Todo homem é mortal (premissa universal); Sócrates é homem (afirmação particular); Conclusão (afirmação necessária): Logo, Sócrates é mortal.

  2. 2

    Termine com uma frase de efeito ou um pensamento instigante. Você pode usar alguma citação conhecida, um provérbio, uma proposta de solução ao problema analisado ou uma generalização (desde que seja correta) da questão. Fechar um texto com a famosa “chave de ouro” pode potencializar seu texto.

  3. 3

    Use conectivos conclusivos, tais como “logo”; “portanto”; “dessa forma”; “nessa perspectiva”; “conclui-se que” etc.

Dicas e AVISOS
  • É importante, na hora de escrever, evitar erros de português e usar um vocabulário adequado.
  • Se houver dúvidas na hora de escrever uma palavra, sempre consulte gramáticas, dicionários ou procure um especialista em Língua Portuguesa.
  • É preferível usar a ordem direta da frase (sujeito + predicado + complementos) nas construções de frases.
  • É recomendável, sempre que possível, contratar um revisor para fazer a leitura final de seu texto. Nada como um especialista para evitar certos desvios ortográficos.
  • A escrita da redação de um modo geral deve ser redigida conforme a normatização da entidade a qual ela será submetida. No Brasil, quem regula as publicações técnico-científicas é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
  • Não copie textos de livros ou falas de outras pessoas sem citá-las corretamente. A omissão de fontes é plágio, o que é crime segundo a Lei 9.610, que rege sobre o Direito Autoral no Brasil.
  • De um modo geral, a conclusão constitui 10% do trabalho com um todo.
Comentários
blog comments powered by Disqus