» Casa » Como iniciar uma resenha

Como iniciar uma resenha

Galeria
Como iniciar uma resenha

Resenhar uma obra qualquer nada mais é que fazer uma espécie de resumo crítico. Diferente de uma sinopse, na qual se predomina a descrição, em uma resenha você poderá se expressar, julgar, avaliar, comparar e inserir comentários pessoais.

A técnica para se fazer uma boa resenha é a mesma para a escrita de qualquer texto: tenha princípio, meio e fim! Escreva com clareza e concisão e sempre antes de começar monte um esboço e faça um planejamento prévio. Escreva com clareza e concisão e sempre antes de começar monte um esboço do que será escrito. Por fim, siga os passos a seguir e saia resenhando suas obras preferidas!

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Apresente os dados do objeto a ser resenhado. Você deve colocar o autor da obra, qual é o título completo da obra, bem como ano e cidade de publicação, por exemplo. Para incrementar, contextualize a obra ou mesmo o a vida do autor. Faça suas ideias dialogarem com outros críticos e pensamentos teóricos.

  2. 2

    Resuma as ideias da obra em questão. Se for um filme, por exemplo, conte alguns trechos que julgar importante. Cuidado: não seja muito detalhista ao fazer essa parte, se não sua resenha acabará se tornando um mero resumo. Se a obra for dividida em capítulos e/ou volumes, compartilhe essa informação com seus leitores.

  3. 3

    Avalie criticamente a obra, com algum embasamento teórico. Mostre qual a relevância da obra, principalmente o porquê dela ser resenhada. Mostre uma opinião séria. Nunca escreva “Eu acho que..” “Penso que...”! Isso enfraquece o seu texto. Não invente dados e não escreva nada que você não possa posteriormente comprovar.

  4. 4

    Dê um título para sua resenha, que não precisa ser o mesmo da obra. Seja criativo e coerente.

Dicas e AVISOS
  • Evite erros de raciocínio e de língua portuguesa.
  • Contrate, caso ache necessário, um revisor (profissional) para a correção de seu texto.
  • Não resenhe uma obra na qual você não tem nenhuma afinidade com o assunto.
  • Use gramáticas e dicionários sempre que tiver alguma dúvida.
  • É preferível usar a ordem direta da frase (sujeito + predicado + complementos) nas construções de frases.
  • Não copie textos de outras pessoas sem citá-las corretamente. A omissão de fontes pode ser considerada plágio, o que é crime segundo a Lei 9.610.
  • Se houver dúvidas na hora de escrever uma palavra, sempre consulte gramáticas, dicionários ou procure um especialista em Língua Portuguesa.
  • A escrita deve ser redigida, obrigatoriamente, seguindo às normas de trabalho acadêmico (por exemplo, a ABNT [Associação Brasileira de Normas Técnicas] ou as regras de Vancouver).
Comentários
blog comments powered by Disqus