» Casa » Como iniciar uma resenha critica: saiba fazer

Como iniciar uma resenha critica: saiba fazer

Galeria
Como iniciar uma resenha critica: saiba fazer

A resenha crítica é um texto de caráter opinativo, no qual o resenhista expõe os aspectos positivos e negativos de um filme, texto, espetáculo, livro ou peça de teatro. É uma produção textual com duas características simultâneas: ao mesmo tempo em que informa ao leitor a respeito do objeto abordado, também avalia este objeto.
Uma resenha critica deve, obrigatoriamente, ter uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão, com as informações organizadas de forma entrelaçada e que permita a identificação destas partes em um texto, porém sem o uso de subtítulos para facilitar a identificação das mesmas.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Escolha o objeto a ser resenhado criticamente e estude-o profundamente, a fim de que a resenha não apresente falhas de interpretação ou falta de informação. É preciso, também, avaliar qual o veículo será utilizado para a exposição da resenha: os textos direcionados a jornais, revistas e sites da internet devem ser ligeiramente mais curtos e diretos, enquanto as resenhas acadêmicas tendem a ser mais longas, dado o seu teor didático.
    Ao tecer elogios não seja bajulador e ao apontar falhas não seja mal educado, isso aumenta não só a credibilidade do texto como torna a sua leitura mais agradável.

  2. 2

    Logo antes da introdução da resenha, escreva um pequeno resumo do conteúdo do objeto resenhado, afinal, por muitas vezes, o leitor pode não ter um conhecimento prévio a respeito da obra resenhada. Ele deverá conter informações de forma geral sobre o objeto alvo da resenha de uma maneira sucinta e que forneça ao público uma noção dos aspectos que serão a abordados. Esses aspectos podem ser organizados de forma cronológica ou, simplesmente, com uma ideia geral.

  3. 3

    Na introdução pode-se iniciar a resenha fornecendo mais informações sobre a obra a ser resenhada, em forma de citação ou de forma descritiva, promovendo um aprofundamento do conhecimento do leitor sobre o objeto resenhado, assim como a linha de pensamento ou filosófica que o cerca. A introdução deve ser, além de informativa, concisa e coesa, a fim de preparar o leitor para a apreciação da crítica construída. Além disso, uma introdução bem estruturada garante não só o entendimento do texto, mas também o aumento da audiência do mesmo, principalmente se o objetivo deste for a veiculação em mídias digitais como sites, revistas eletrônicas, blogs ou mídias sociais.

Dicas e AVISOS
  • Ao construir uma resenha seja cuidadoso com as regras gramaticais e com a pontuação, pois elas podem alterar completamente o sentido do texto apresentado.
Comentários
blog comments powered by Disqus