» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como instalar um chuveiro

Como instalar um chuveiro

Galeria
Como instalar um chuveiro

Instalar um chuveiro é uma tarefa fácil, mas que exige alguns conhecimentos técnicos. Em geral, os eletricistas cobram por hora e você pode evitar esse gasto fazendo a instalação você mesmo. Aqui você aprenderá o passo a passo de como instalar um chuveiro elétrico.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Chave de teste
  • Luvas de proteção
  • Chuveiro novo
  • Sapatos com solado de borracha
  1. 1

    O primeiro passo é entender o padrão das cores dos fios. O azul é o fio neutro, o verde é para aterramento e os outros são para fase. Muitos eletricistas fazem as coisas sem ter certeza do que estão fazendo e as vezes não obedecem a esse padrão de cores, por isso é essencial que você tenha uma chave de teste para verificar como a instalação foi feita. Use luvas de proteção e botas com solado de borracha para evitar acidentes.

  2. 2

    Encoste a chave em um fio de cada vez segurando sempre na parte metálica do final da chave. Esse teste comprovará que os fios da rede elétrica estão instalados de maneira correta. Quando a luz acender significa que está tudo certo. Jamais encoste um fio no outro, pois isso por causar choques ou até danos graves na parte elétrica na casa.

  3. 3

    Desligue o disjuntor da casa. Leia atentamente o manual de instruções do novo chuveiro. Lá vem indicando qual fio é neutro, qual é de fase e qual é terra do chuveiro.

  4. 4

    Ligue os fios do chuveiro novo nos fios que você fez o teste, respeitando as cores. Aperte os parafusos dos conectores se certificando que estão bem instalados para que futuramente eles não venham a aquecer.

  5. 5

    Vale lembrar que é totalmente errado realizar emendas nos fios, pois isso pode causar uma grande descarga elétrica quando alguém for tomar banho.

  6. 6

    Com todos os fios devidamente conectados, ligue o disjuntor e verifique se a sua instalação foi feita de maneira correta. É importante estar atento aos sinais de fumaça, cheiro de queimado ou faíscas, caso apresente algum desses sinais é correto desligar o disjuntor imediatamente e chamar um eletricista capacitado.

  7. 7

    Caso esteja tudo certo você pode ligar o chuveiro normalmente. É indicado que o deixe no frio ou no modo de verão e deixe ligado por dois minutos e só depois disso coloque no modo de inverno. Fazendo isso você estará evitando o risco de queimar a resistência.

Dicas e AVISOS
  • Se não se sentir seguro para fazer a instalação é conveniente chamar uma pessoa qualificada. Lembre-se que um chuveiro mal instalado pode causar uma vida.
Comentários
blog comments powered by Disqus