» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como instalar um ventilador de teto

Como instalar um ventilador de teto

Galeria
Como instalar um ventilador de teto

Principalmente em tempos nos quais se faz muito calor, como o verão, os ventiladores de teto são muito requisitados no mercado. Esse equipamento é bastante utilizado, tanto em residências como em estabelecimentos comerciais. É bastante utilizado em escolas, também. Entretanto, devido ao local no qual é colocado (o teto) e ao seu peso, é necessário que saibamos exatamente como deve ser feita a instalação. Veremos a seguir como fazer.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Chave de fenda, fita adesiva, dispositivo para substituição, conectores do tipo wirenut.
  1. 1

    Primeiramente, deve-se desligar todo o circuito. Para fazer isso, você irá retirar o fusível, ou desarmar o disjuntor correspondente ao circuito do ventilador. No entanto, é recomendável que você desligue a chave que comanda toda a energia de sua casa, desligando-a. Em seguida você deverá retirar o o dispositivo que já estava no teto, aquele que iluminava o local de instalação anteriormente, pois agora será o local no qual permanecerá o ventilador de teto. Esses dispositivos geralmente estão presos no teto por detrás de uma cobertura protetora, por parafusos. Assim que você retirá-la, o dispositivo estará a mostra e poderá ser retirado também. Depois, ela se solta assim que você remover a cobertura. Retire o dispositivo e desconecte os fios dele. Envolva a ponta de um deles com um pedaço de fita adesiva, para que sejam colocados na ordem correta na hora da instalação.

  2. 2

    O fabricante do ventilador fornece instruções com a ordem correta dos fios e também com as ações de instalação mais recomendadas. Geralmente existem três fios no aparelho de ventilador e dois fios na região de iluminação da casa. Prenda o dispositivo junto aos suportes, de acordo com o desenho, fornecido pelo fabricante na embalagem do produto.

  3. 3

    Depois retire a proteção que cobre a parte inferior do ventilador e depois puxe as pontas de todos os fios que estiverem soltos. Os fios geralmente são conectados na seguinte ordem: Branco no branco, preto no preto e terra no terra. Observando o desenho fornecido junto ao produto, você deverá apenas seguir todas as suas instruções, para que possa completar a instalação. Agora, é só você religar a energia e testar o ventilador, e certificar-se de que ele está funcionando.

Dicas e AVISOS
  • Procure realizar a instalação do ventilador em um horário no qual o Sol esteja forte, e que não esteja se aproximando do horário noturno, pois você provavelmente terá de desligar a chave de energia de sua casa, desligando-a.
  • Jamais deixe os fios fora da ordem correta na instalação, pois um curto circuito poderá ocorrer. Fique atento.
Comentários
blog comments powered by Disqus