» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como instalar uma lampada

Como instalar uma lampada

Galeria
Como instalar uma lampada

Instalar uma lâmpada parece ser algo complicado, mas na verdade é algo muito simples, até mesmo para aqueles que não tem conhecimento algum na área elétrica. Para realizar a instalação de forma perfeita de uma lâmpada é necessário primeiro materiais de ótima qualidade, pois não queremos nada pegando fogo resultado de fios que aquecem ou de interruptores feitos com material de baixa qualidade. Aprenda a instalar uma lâmpada baseando-me que a casa já possui a rede elétrica instalada.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 1 receptaculo para lâmpada incandescente com arandela
  • chave de fenda
  • 1 lâmpada
  • 1 rolo de fita isolante
  • 1 interruptor simples
  • 20 metros de cabo flexivel 2,5 mm (10 metros azul e 10 metros vermelho)
  • 1 passador de cabos
  • 1 estilete
  • 1 alicate de corte
  1. 1

    Instalar lâmpadas em casas é diferente de apartamentos, porque exige alguns outros materiais.

  2. 2

    Primeiramente é importante ter acesso ao forro da casa e certificar-se de que o disjuntor do quadro de distribuição elétrico da casa esteja desligado, para não levar choque elétrico. Suba ao forro da casa com o alicate, fios, e fita isolante. Agora tente localizar o centro do cômodo em que vai instalar a lâmpada, pois neste ponto do cômodo terá uma tubulação para a passar a fiação.

  3. 3

    Encontrando a tubulação você deverá descer um fio (calcule que sobre fio o suficiente lá embaixo para que possa trabalhar nas conexões). Imaginando que há fiação suficiente sobrando no ponto de luz, conecte a outra ponta na rede elétrica da casa. Observe no forro que tem dois fios grossos que cruzam a casa toda, esta é a rede elétrica da casa. Para a instalação da lâmpada não há necessidade de se descobrir qual é o positivo e nem qual é o negativo. Agora pegue um estilete para desencapar um dos cabos da rede aproximadamente 2 centímetros em toda sua circunferência.

    Feito isto, pegue a outra ponta do cabo e medirá aproximadamente a distância para o ponto de corte no cabo que está vindo do ponto de luz. Então cortado desencape uns 4 centímetros da ponta do cabo para conectarmos a rede. Enrole bem a ponta do cabo desencapado no ponto da rede onde desencapou com o estilete. Certifique-se de que esteja bem firme e que o cabo não fica se movendo no ponto da emenda passe a fita isolante bem apertado, não economize fita isolante e aperte bem.

  4. 4

    Agora terá que descer o cabo para o ponto do interruptor. Em uma das laterais do cômodo terá uma tubulação que é referente a tubulação do interruptor. Localizando-a, puxe uma ponta do cabo para o ponto de luz no meio do cômodo e outra ponta do cabo descerá até o interruptor. Não conecte nada ainda, apenas mande uma ponta do cabo até o ponto de luz (meio do cômodo) e outra ponta até o interruptor (lateral do cômodo).

    Desça mais um cabo até o interruptor, lembre-se sempre de deixar fio sobrando para trabalhar com as conexões. Depois de descer uma ponta do cabo até o interruptor você levará a outra até a rede elétrica da casa. Agora você vai repetir o mesmo passo para conectar o cabo na rede. Realize o mesmo procedimento para desencapar e o mesmo para isolar. Pronto. Feito isso já pode descer do forro. Agora todo o resto será feito dentro do cômodo.

  5. 5

    Pegue o receptáculo e deverá conecta-lo no ponto de luz. Agora corte qualquer grande excesso que tenha de fio. Deixe aproximadamente 20 centímetros de fio sobrando para fora do ponto de luz. Desencape as pontas dos dois fios nada muito grande coisa de 2 centímetros, fixe cada uma das pontas no orifício do receptáculo destinado aos fios. Fixe bem o receptáculo a caixa do teto. E já pode colocar a lâmpada. Agora no ponto do interruptor faça o mesmo, tire qualquer grande excesso de fio, deixe apenas uns 20 cm para fora para que tenha espaço para trabalhar as conexões. Desencape a ponto dos dois fio e conecte nos 2 bornes do interruptor. Fixe bem o interruptor na caixa da parede e pronto. Pode ligar o disjuntor do quadro de distribuição de luz e a lâmpada já estará funcionando.

Comentários
blog comments powered by Disqus