» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como inutilizar nfe

Como inutilizar nfe

Galeria
Como inutilizar nfe

A nota fiscal eletrônica foi criada para beneficiar todas as pessoas envolvidas em uma transação comercial. Os benefícios já começam no fato de não necessitar da impressão da nota e caso haja essa necessidade uma impressão simples em papel A4 já é o suficiente, economizando assim em papel e em espaço, já que não serão mais arquivadas fisicamente todas as notas emitidas pelo fornecedor.

Facilita o planejamento da logística e o trabalho dos contabilistas envolvidos. Para o Fisco o benefício é o aumento da confiabilidade sobre as notas emitidas, melhorando o controle fiscal e facilitando o compartilhamento de informações entre os Fiscos.

Para acompanhar as mercadorias as empresas imprimem a DANFE – Documento auxiliar da nota fiscal eletrônica em papel comum e em via única mas nesse documento consta a chave para o acesso à nota fiscal eletrônica.Essa DANFE não substituí a nf-e e nem tão pouco tem valor fiscal, ela serve apenas para informar o código de acesso à nota fiscal eletrônica.

Em geral o emitente lança os dados do objeto comercializado e do comprador no sistema da nf-e e assina digitalmente em seguida essa nota fiscal eletrônica vai para a Secretaria da fazenda que avalia e retorna um protocolo que é a autorização para a utilização desta nf-e, sem o protocolo não poderá ser enviada a mercadoria.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A inutilização de uma nota fiscal eletrônica pode ser solicitado até o décimo dia do mês seguinte, se houver quebra da seqüência dos números das notas fiscais.

  2. 2

    Essa solicitação deverá ser feita pelo órgão emissor da nf-e e nela deverá conter a assinatura digital do mesmo.

  3. 3

    O resultado da solicitação será realizado avisado através de protocolo onde serão informados os números das nf-e, data e hora do recebimento da solicitação e autenticado com assinatura digital. As notas fiscais inutilizadas devem ser escrituradas sem valor monetário, de acordo com a legislação.

Dicas e AVISOS
  • Essa nf-e também é enviada a Receita federal onde são recebidas todas as notas fiscais emitidas. O acesso a nf-e será liberado a qualquer interessado que tenha o código de acesso.
  • A nf-e veio para diminuir a burocracia tanto na emissão de notas quanto no controle de tributos recolhidos, além de facilitar o controle do Fisco e diminuir o tempo das paradas dos caminhões em postos de verificação de mercadoria.
  • Sempre que surgir dúvidas quanto aos motivos para inutilizar uma nota fiscal eletrônica o melhor é procurar um contador, eles têm todas as informações de como proceder nesses casos.
Comentários
blog comments powered by Disqus