» Família » Como Jogar Queimada com as Crianças

Como Jogar Queimada com as Crianças

Galeria
queimada

Queimada é uma das brincadeiras de rua mais tradicionais de nosso país. Podemos ouvir relatos da época de nossos pais e avós contando como eram as brincadeiras na época deles. Nos dias atuais a coisa não é tão diferente assim, alguns desses jogos ainda são utilizados e repassados para as crianças em aulas de educação física nas escolas. Mas você também pode ensinar essa brincadeira para seus pequenos em sua casa. Saiba agora mesmo como jogar queimada com as crianças.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O primeiro passo consiste em definir um espaço para a prática da brincadeira. Um lugar aberto e com uma grande área é o mais recomendável, pois é necessário bastante movimento, e por haver um objeto na brincadeira – no caso, uma bola – pode acontecer alguns acidentes com objetos e coisas do tipo. Quintais grandes ou uma rua não movimentada – sempre com a supervisão de um adulto - pode ser um bom local para a prática dessa brincadeira.

    Utilize um giz para delimitar o espaço em que os times irão ficar. Defina o espaço em um retângulo, e não se esqueça de dividir para apontar o limite aos times. Feito isso, vamos definir os jogadores.

  2. 2

    Junte todos aqueles que irão participar da brincadeira. É necessário que os participantes sejam um número par, pois isso faz com que os times fiquem no mesmo nível. Selecione dois participantes que irão tirar par ou impar ou jokenpô entre eles para começar a escolher outros participantes que vão integrar o seu time. Quando os dois times estiverem formados, disponha cada um deles em sua respectiva parte no campo delimitado.

    Os capitães do time irão fazer um novo sorteio para decidir quem é que vai começar com a bola. O objetivo consiste em queimar o jogador com a bola. A bola deve ser arremessada pelo time A contra os jogadores do time B. Se a bola acertar em qualquer parte desse jogador que não seja as mãos, este pode ser considerado queimado da partida.

  3. 3

    Há duas regras diferentes, a primeira delas remete à uma versão clássica do jogo, e a segunda é uma adaptação da mesma. A versão tradicional diz que o jogador queimado deve deixar o espaço delimitado, enquanto que a versão alternativa diz que, se o jogador do time A for queimado, ele vai para o campo do time B, podendo auxiliar na queima dos outros jogadores através do passe de bola.

    Tanto em um modelo como em outro, o jogo termina quando todos os jogadores de um determinado time são queimados.

Comentários
blog comments powered by Disqus