» Casa » Computadores » Como jumpear um hd ide

Como jumpear um hd ide

Galeria
Como jumpear um hd ide

Um disco rígido, mais conhecido como Hd (Hard Disk Drive), é uma das principais peças do computador, é no Hd que são armazenadas todos os dados. Existe vários tipos e tamanhos de HD, entre os tipos mais conhecidos temos o Hd IDE e o Hd Serial ATA, quanto a capacidade, os mais antigos tinha apenas 1Gb ou até menos, hoje os mais modernos possuem até 3TB, o que equivale a quase 3000GB.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Hd IDE
  1. 1

    A maioria das placas mãe antigas possuem duas conexões IDE, essas conexões nos permite instalar até quatro dispositivos, podendo ser até mesmo quatro Hd’s, para isso é necessário configurar cada um dos Hd’s , um deles será o primário e o outro secundário (máster e slave).

    Para conectar um dispositivo na placa mãe do computador utilizamos um cabo flexível, este cabo nos permite ligar dois Hd’s no mesmo conector IDE da placa mãe, pois ele possui três conexões, uma será ligada na placa mãe, e as outras duas ligamos uma em cada Hd.

  2. 2

    Para configurar dois Hd’s IDE em um mesmo cabo existe uma configuração chamada Máster (mestre) e Slave (escravo). Essa configuração permite ao computador reconhecer e selecionar de maneira correta os dois Hd’s no mesmo cabo.

    Na parte de trás de todos os Hd’s IDE existem oito pinos, eles estão agrupados de dois em dois, na parte de cima do Hd estará marcado a função de cada pino, no caso, dois pinos representa a opção “Máster”(mestre), dois pinos representa a opção “Slave”(escravo), teremos ainda outra opção chamada “CS” (cabo select), nessa opção o próprio cabo fará a seleção de configuração e definirá qual é o Hd máster e qual é o Slave.

  3. 3

    Para jumpear o HD ide, conectamos os Hd’s no cabo da seguinte maneira, o HD que queremos como máster deve ficar na parte de cima do cabo, o Hd slave deve ficar na parte do meio do cabo, a maior parte do cabo deve ser conectada na placa mãe, feito isso vamos configurar os jumpers, no Hd que queremos como máster, localizamos na parte de trás os dois pinos aonde está escrito a palavra “máster” e colocamos o jumper neles, da mesmo forma, no Hd que queremos como slave, localizamos na parte de trás os dois pinos aonde está escrito a palavra “slave”. E colocamos os jumper nele.

    É bom lembrar que o Windows será sempre instalado no Hd que estiver configurado como “máster”.

Comentários
blog comments powered by Disqus