» Tecnologia » Software » Como juntar arquivos rar

Como juntar arquivos rar

Galeria
Como juntar arquivos rar

Muitas vezes precisamos de um espaço extra no dísco rígido, e sempre temos aqueles arquivos que guardamos e são usados raramente, que ficam a maior parte do tempo lá, só ocupando espaço.

Ou arquivos que queremos arquivar conjuntamente, dentro de um único “pacote”, em arquivo único, para transporte em pendrives e afins.

A solução, nesses casos, acaba sendo a utilização de programas de “compactação” de arquivos, onde seus arquivos são comprimidos, ou seja, ficam em um tamanho menor, e são armazenados dentro de outro arquivo com outra extensão que indica o pacote compactado, sendo as extensões mais comuns .zip e .rar.

Porém, as vezes são muitos arquivos a serem compactados e o resultado final é um arquivo .zip ou .rar muito grande, razão pela qual algumas pessoas acabam compactando e compartilhando seus documentos em arquivos .rar divididos em pedaços, cada pedaço com uma extensão que indica o número da parte: .rar.001, .rar.002 ou, ainda, .r001, .r002 ou, também, .part1.rar, .part2.rar.

Aí você recebe um documento de trabalho compactado de seu chefe, divido nestes pedaços e não consegue abrí-los e se desespera: como unificar os pedaços novamente? O procedimento é bastante simples, porém é necessário algum programa de compactação, tal como o gratuito WinRar, que usaremos nesse passo a passo.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Arquivo .rar dividido em várias partes
  • Software WinRar, ou outro software equivalente de sua preferência.
  1. 1

    - Se você ainda não tem instalado o WinRar, terá de o obter e o instalar em seu computador.

    - Crie uma nova pasta onde deseja guardar seus arquivos e coloque todos os pedaços de seu arquivo .rar.00x ou .r00x ou .partx.rar dentro desta pasta. No nosso exemplo, criamos no Desktop uma pasta chamada “tutorial”.

  2. 2

    - Clique com o botão direito do mouse sobre o primeiro dos seus arquivos, no nosso exemplo, tutorialrar.part1.rar

    - Com o WinRar já instalado, você verá 3 opções de extração de arquivo. Clique em extrair aqui.

  3. 3

    - Uma janela nova se abrirá, mostrando o progresso da descompactação e reunião dos arquivos. Aguarde enquanto seu(s) arquivo(s) são descompactados. Quando chegar a 100%, essa janela se fechará automaticamente.

  4. 4

    - Ao fim do procedimento, você terá um arquivo .rar único ou, no caso do nosso exemplo, em que uma pasta inteira havia sido compactada com documentos dentro, a pasta original, descompactada.

    - No caso do resultado final ser, ainda, um arquivo .rar único, repita a operação de clicar com o botão direito e escolha novamente a opção “extrair aqui”. Ao final desta operação, seus arquivos estarão disponíveis na pasta.

Dicas e AVISOS
  • No nosso tutorial, utilizamos o programa WinRar, mas existente outros bons softwares gratuitos com a msma finalidade que você também pode usar.
  • O procedimento desrito aqui também serve para arquivos compactados em outros formatos, tais como .zip, .7zip,que estejam dividos em pedaços.
Comentários
blog comments powered by Disqus