» Hobby » Esportes » Como laçar um boi

Como laçar um boi

Galeria
Como laçar um boi

Antigamente era necessário laçar o boi que fugia do rebanho. Os peões que tomavam conta da fazenda e levavam o gado, eram os responsáveis por trazer o animal de volta ao bando.
Assim nasceu o tiro de laço, nome usado para o movimento de laçar o animal e imobilizá-lo.
O tiro de laço nasceu em Esmeralda, no Rio GRande do Sul, no ano de 1950 e é considerado até hoje a mais popular prova campeira no Estado.
Esse esporte é composto por uma novilha , um laçador e um cavalo.
Esse esporte é muito conhecido e praticado no Rio Grande do Sul, existindo, inclusive várias competições espalhadas pelo Estado.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O tiro de laço era inicialmente praticado pelos peões e capatazes das fazendas nos interiores do Estado. Com o passar do tempo acabou por tornar-se uma modalidade de esporte muito praticada pelos laçadores.
    Um bom laçador deve ter muito equilibrio e precisão na hora de lançar sua corda, pois acertar na cabeça da novilha em movimento não é tão simples quanto parece.
    essa pratica é muito comum em rodeios, onde vários peões de várias fazendas se reunem durante um certo periodo de tempo para competir e descobrir quem é o melhor laçador do Estado.
    A prova de tiro ao laço é realizada em uma arena, com terra ou areia no chão. O ginete, como é chamado o peão laçador deve estar montado em um cavalo a espera da soltura da novilha.
    Há um espaço de 100 metros de pista. É nesse espaço que o ginete possui cinco chances para conseguir laçar a novilha pelas guampas.
    O ginete para desempenhar bem essa tarefa é preciso que tenha muita habilidade com a corda, que possui 8 metros de cumprimento. Para acertar a laçada nas guampas do aninal é necessário que o movimento de lançar a corda seja perfeito, e feito com muita precisão e força.
    Ainda, é preciso que o ginete tenha total dominio sobre o seu cavalo, pois, caso contrário, mal conseguirá aproxirmar-se da novilha para jogar o laço.
    É considerado o vencedor quem laçar mais vezes em menor espaço de tempo a novilha, lembrando, que esta deve ser sempre laçada pelas guampas.
    Ainda, para quem deseja competir é importante lembrar que para esta atividade é obrigatório que o competidor esteja usando trajes tipicos de gaucho, ou seja, camisa, botas, bombacha, chapéu, lenço e faca.
    Aprender a laçar não é esporte fácil, mas com certeza é muito bonito de se ver.

Comentários
blog comments powered by Disqus