» Casa » Consertos e Reformas Domésticas » Como laquear moveis

Como laquear moveis

Galeria
Como laquear moveis

Renovar a decoração é sempre uma ótima forma de se sentir melhor na sua casa, mais moderna. No entanto, existem hoje em dia várias opções para o fazer com pouco dinheiro, e a maioria delas você pode fazer sem ajuda de um profissional. Uma dessas belíssimas ideias é a laqueação de móveis. Transforma qualquer peça de mobiliário antigo em peças modernas e com um profundo valor decorativo. Uma peça laqueada dará outro brilho a um cômodo com uma decoração mais apagada ou valorizará a decoração que já existe. Requer alguma prática e experiencia. Comece numa peça pequena epasse para outras mais importantes quando se sentir já familiarizado com a técnica e os materiais nela utilizados. Experimente e confira nesse artigo como fazer, passo a passo!

Instruções

Coisas que você precisa

  • tinta para laqueação
  • pistola de pintura ou trincha
  • fato completo de proteção
  • lixa de madeira
  • massa rápida
  1. 1

    Para laquear um móvel, você precisa preparar a superfície dele primeiro. Para isso, lixe bem a superfície do móvel, de modo a retirar todas as imperfeições. Lixe o móvel até ficar bem lisinho. Se necessário preencha alguma deformação que tenha com massa plástica propria para esse efeito. De seguida passe um pano ou soprador para retirar todo o pó, que não pode ficar entre a tinta e a peça.

  2. 2

    De seguida pegue proteções para roupa, olhos, nariz, boca e mãos, pois a tinta utilizada nessa técnica é composta à base de solvente, que é tóxico e portanto convém se proteger, com calçado adequado, fato de pintura, óculos apropriados, máscara e luvas..

  3. 3

    Prepare a peça com massa rápida apropriada para o efeito. Essa massa servirá de base para a tinta que você vai utilizar na laqueação e proporcionará um ótimo acabamento da peça. A tinta utilizada na técnica de laqueação de móveis é a chamada ducco, ou a tinta automotiva, que são à base de solvente. Pode ser aplicada com trincha ou pincel ou em pistola para spray de tinta. Em qualquer um dos modos de aplicação que escolher, se recorde que essa técnica necessita, para resultar, de uma aplicação muito uniforme, em várias camadas. Assim, escolha a técnica que achar que se adapta melhor a si. Entre cada camada aguarde que a camada anterior seque completamente, ou o resultado não ficará como esperado. Relativamente à tinta, existem várias cores que você poderá escolher. Dirija-se a uma loja da especialidade e peça informações sobre os produtos existentes, explicando qual o efeito que você pretende. Desse modo saberá que está utilizando o material correto para cada técnica que utilizar.

Comentários
blog comments powered by Disqus