» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como lavar carpete a seco

Como lavar carpete a seco

Galeria
Como lavar carpete a seco

Para quem tem carpetes e tapetes em casa, é necessário fazer a manutenção diária para preservar o material e mantê-los limpos. Lavar o carpete é um processo complexo e demorado, além disso, dependendo o produto químico que se usa na lavagem pode estragar o material, por isso a maioria das pessoas escolhe fazer a lavagem a seco. Depende o tipo de carpete ou tapete, a secagem pode demorar muitos dias e o tapete ainda fica com um odor forte, o famoso cheiro de “cachorro molhado”. Para facilitar a vida das pessoas, existem empresas que são especializadas na realização de lavagem a seco, mas se você não quer gastar dinheiro com isso, aqui você vai aprender como fazer a limpeza do carpete em casa mesmo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A lavagem á seco é usada principalmente quando o carpete tem manchas e a sujeira é intensa. Quando o carpete está pouco sujo, basta passar o aspirador de pó para fazer a limpeza. O produto usado para a lavagem a seco deve ser especial para isso, tendo ph neutro e sendo 98% natural. Não é indicado comprar um produto que contém fosfato.

    Aplique o produto por toda extensão do carpete usando uma escovinha ou vassoura. Deixe agir por alguns minutos. Agora use micro esponja para retirar o produto e a sujeira que estará se soltando.

  2. 2

    Se o carpete estiver muito sujo, use uma escova de cerdas macias para esfregar com intensidade principalmente nos locais que apresentam manchas. Você pode comprar uma escova própria para essa finalidade em lojas especializadas em material de limpeza.

    Tire todo o produto e a sujeira usando um pano seco e úmido. É indicado depois de fazer a lavagem a seco usar o aspirador de pó para arejar as fibras do carpete. No mercado, existem alguns produtos que servem para hidratar as fibras do carpete e que devem ser aplicados após a higienização.

  3. 3

    A lavagem a seco pode ser feita mensalmente, mas a limpeza deve ser um cuidado diário. Passe os aspirador de pó diariamente para retirar a gordura e a poeira acumulada.

    Sempre que derrubar algum tipo de liquido, use um pano branco limpo para absorver o máximo possível da substancia. É importante passar o pano de fora para dentro e não esfregar para não danificar o carpete.

  4. 4

    No caso de cair algo sólido, retire usando um instrumento de face lisa, como por exemplo, uma faca ou uma colher. Finalize a limpeza usando um pano com água e sabão neutro.

Comentários
blog comments powered by Disqus