» Moda » Moda e Estilo » Como lavar casaco de lã

Como lavar casaco de lã

Galeria
Como lavar casaco de lã

O uso da lã e de outros materiais, como o algodão, marcou a história da civilização, nesse momento o homem deixou de ser nômade e passou a ser sedentário e agricultor. Naquela época as ovelhas eram usadas na produção de leite, que servia para amamentar as crianças, e na fabricação de queijos. Ao serem tosadas, os homens passaram a usar esse pelo para fabricar a lã. Diversas histórias fazem parte da origem da lã, ela inclusive já foi retratada na bíblia, mais precisamente na história de Davi, menino puro que defendeu o seu povo dos inimigos. A lã para ser usada na fabricação de casacos e outras peças precisa passar por alguns procedimentos, ela deve ser amolecida com água quente e fria, para em seguida ser fiada e tecida. A cor da peça fica por conta dos diversos tons usados no tingimento. Por esse motivo, os casacos de lã precisam de certos cuidados na hora da lavagem.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Máquina de Lavar
  • Fronha
  • Casaco de lã
  • Sabão neutro ou específico para roupas coloridas
  1. 1

    Lavando um casaco de lã
    Os casacos coloridos exigem o uso de produtos específicos, a cor pode ser preservada ao virar a roupa do avesso. Se o casaco tiver botões, você deve abotoar todos, isso evita que eles se percam na máquina. Por ser uma peça mais frágil, a máquina de lavar precisa ser programada para roupas delicadas no caso da lavagem dos casacos de lã. Ao serem retiradas da máquina, essas peças devem ser enroladas em uma toalha, o enxágue dela deve ser muito pouco, o recomendado é colocar os casacos de lã dentro de uma fronha na hora da lavagem. Caso você prefira lavar à mão, dê preferência ao sabão líquido. Caso esteja na dúvida com relação à resistência das cores, basta molhar uma pequena parte da peça, em seguida coloque um pano branco e passe o ferro em cima, caso a cor seja transferida para o tecido branco, ou se a cor da peça for levemente desbotada, o recomendado é ela ser lavada à mão. As etiquetas dos casacos de lã, na maioria das vezes, apresentam as recomendações do fabricante na hora de lavar essas peças, ao seguir essas orientações você irá aumentar ainda mais o tempo de uso do seu casaco.

  2. 2

    Passo a passo na máquina de lavar:
    Sabão neutro ou específico para roupas coloridas, se for o caso utilize uma fronha.

    Feche todos os botões do casaco, caso ele tenha, vire a peça do lado avesso e coloque dentro da fronha.
    Programe a máquina para lavagem de roupas delicadas, coloque o sabão neutro, ou específico para roupas coloridas, se for o caso.
    Coloque a fronha com o casaco dentro e deixe lavar normalmente.
    Retire da máquina, tire o casaco de dentro da fronha, evite torcer a peça, e coloque para secar a sombra.

Dicas e AVISOS
  • Não deixe os casacos de lã de molho
Comentários
blog comments powered by Disqus