» Casa » Manutenção Doméstica » Como lavar moto

Como lavar moto

Galeria
Como lavar moto

Todo motociclista pelo menos uma vez já passou pela seguinte situação: você acorda em um domingo ou um feriado de sol louco para sair de moto e quando vai pega-la, lá está, toda imunda! As motos, diferente dos carros, costumam a sujar com maior facilidade, pois seu motor, conjunto de suspensão e outras peças estão sempre a mostra e não possuem uma lataria que as proteja.

Muitos motociclistas preferem confiar a tarefa de lavar a moto a oficinas ou os famosos “lava jatos” onde a lavagem é realizada com equipamentos de alta pressão (os mesmos utilizados nos carros) e geralmente você não acompanha o processo de lavagem de sua moto. Uma coisa que devemos ter em mente é que ao lavar a moto podemos danifica-la seriamente se não fizermos tudo direitinho. Isto por que nas motos as peças mais importantes ficam a mostra como os freios, as suspensões, os fios e cabos por onde passam todos os comandos da motocicleta dentre outros componentes.

Fazer a lavagem de sua moto corretamente pode te ajudar a evitar problemas mecânicos e elétricos causados por danos em pequenas peças, mas para isto várias providencias devem ser tomadas no momento de dar aquele banho em sua motocicleta. Siga os próximos passos para fazer uma lavagem segura de seu veículo.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Pincel macio
  • Querosene
  • Mangueira
  • Um balde
  • Esponja
  • Panos limpos e macios para secar
  • Shampoo automotivo ou detergente com PH neutro
  1. 1

    Prepare o seu “kit” de lavagem para sua motocicleta deixando todos os itens próximos a você.

  2. 2

    Comece a lavagem da moto pelas peças onde se acumulam mais sujeira como a parte inferior do motor, locais próximos a corrente onde ocorre respingo de óleo, abaixo do para-lama e o cavalete de apoio pincelando querosene nestes locais. Em seguida enxague com bastante água até tirar todo o querosene.

  3. 3

    Misture no balde um pouco de shampoo automotivo e água e esfregue a moto com a esponja sempre começando de cima para baixo até formar bastante espuma. Não se esqueça de limpar cada parte da sua moto inclusive o painel, banco, bengala da suspensão e onde mais ficar acumulada sujeira.

  4. 4

    Enxague novamente a moto até retirar todo o sabão, não deixe que sobre sabão sobre a motocicleta, pois pode manchar a pintura.

  5. 5

    Seque a motocicleta com um pano macio tomando cuidado para secar todas as peças da motocicleta, evitando assim que as mesmas enferrujem.

  6. 6

    Acione o motor por cerca de dois minutos para retirar a água que pode ter ficado acumulada no escapamento e nas partes do motor onde não se pode alcançar com o pano. Se possível utilize um jato de ar comprimido para fazer a secagem completa da moto.

Dicas e AVISOS
  • Tome cuidado para que a querosene não entre em contato com os discos e tambores de freio de sua moto, ela pode reduzir a eficiência dos freios podendo causar acidentes.
  • Não utilize jatos de água de alta pressão, ela pode estragar a pintura e ainda causar danos nas partes elétricas, além de retirar a lubrificação dos rolamentos e partes móveis na motocicleta.
Comentários
blog comments powered by Disqus