» Casa » Manutenção Doméstica » Como lavar roupas manualmente

Como lavar roupas manualmente

Galeria
Como lavar roupas manualmente

Nem todos podem se dar ao luxo de ter uma máquina de lavar em casa. Assim, a única opção que resta é lavar as roupas manualmente. Esse não é um trabalho dos mais fácies, pois demanda tempo e um determinado esforço dos braços e principalmente das mãos. Lavar roupas manualmente é um processo razoavelmente simples, porém demorado e cansativo. Em um primeiro momento é importe que se separem as roupas coloridas das roupas que tem uma tonalidade mais clara, pois na maioria das vezes essas roupas coloridas acabam por soltar tinta na hora da lavagem.

Instruções

Coisas que você precisa

  • 2 baldes
  • prendedores, varal
  • água e sabão em pó, ou de barra
  • amaciante
  1. 1

    Divida as suas roupas entre as coloridas e as brancas, caso tenha comprado alguma roupa nova e que ainda não tenha sido lavada é quase certeza que ela ira soltar muita tinta, assim lave as peças separadamente. Como esse é um trabalho manual, caso você tenha alergia do sabão, ou de outro produto que vá usar, o mais indicado é que se proteja com luvas.

  2. 2

    Em um balde, prepare previamente uma solução de água e sabão. Muitas pessoas fazem uso do sabão em pó, outras preferem sabão de barra; entretanto o importante que se o sabão esteja muito bem diluído nessa mistura. Isso porque algumas peças, principalmente roupas brancas, mancham facilmente caso o sabão não esteja bem diluído.

  3. 3

    Depois de molhar as roupas na água e no sabão esfregue-as primeiramente nas golas, colarinhos ou barras, pois essas partes são as que pegam mais sujeira. Procure esfregar tecido contra tecido, tomando cuidado para as partes elásticas que podem perder a elasticidade caso se esfregue muito violentamente. Enxágüe tomando cuidado para tirar todo o excesso de sabão.

  4. 4

    Assim que você terminar de esfregar bem as roupas, tanto às claras como as coloridas, coloque-as de molho. Esse é um passo que muitas pessoas não seguem, mas é importante notar que ao menos as roupas brancas é necessário que se coloque de molho em um balde com água (sem sabão) para evitar amarelamento. Colocar roupas coloridas e estampadas durante muito tempo de molho pode causar machas. É interessante notar que para se evitar que algumas peças coloridas percam tinta, usa-se o macete de adicionar um pouco de sal à água.

  5. 5

    Após ter deixado as roupas de molho, esfregue-as novamente tal como anteriormente; entretanto, dessa vez procure usar uma quantidade menor de sabão e use preferencialmente algum amaciante. Assim suas roupas ficaram com um aspecto melhor, tanto no cheiro quando na maciez.

  6. 6

    Antes de colocar suas roupas para secar é necessário de se torça as peças para agilizar o processo de secagem. Ponha-as no varal, tomando cuidado para colocá-las sempre do lado avesso.

Comentários
blog comments powered by Disqus