» Família » Como Ler Historinhas para seus Filhos

Como Ler Historinhas para seus Filhos

Galeria
Como Ler Historinhas para seus Filhos

Os pais estão cada dia mais distante do dia a dia dos próprios filhos. Isso não é por falta de querer, mas por questões de trabalho mesmo. Contudo, há alguns momentos que podem se tornar únicos na vida de uma criança. Que tal ler histórias para seus filhos? Pode ser em um horário qualquer durante o dia ou à noite, antes de dormir.

Com certeza poderá transformar esse momento em aprendizado, cheio de gargalhas e muito cumplicidade. Ler histórias pode ser tornar o momento mais especial. Basta fazer com muita vontade e dedicação. A prática de ler história pode ser uma simples forma de incentivar o gosto pela leitura.

É mais um momento em família. É uma hora de partilha, onde não há regras, ficam livres de preocupações e o prazer preserva o espírito familiar. Crie uma fantasia e faça seu filho se encantar com esse momento, afinal é um momento de cumplicidade.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A escolha do livro é momento crucial para tudo correr na mais divertida paz. Procure criar uma expectativa em torno dele. Assim a criança vai ficar esperando o tempo todo para que aquele momento aconteça.

    A criança vai gostar da história quando ela for bem contada. Então escolha um livro que tenho uma história que você goste. Se for uma história que lhe motiva, com certeza, passará a mesma emoção que sente para seu filho também.

    Procure criar coisas que diferencie os personagens. Talvez uma voz diferente para cada um deles. Uma dica legal é manter sua própria voz durante a narração da história e depois mudar e aumentar a velocidade de entonação conforme o suspense da história.

  2. 2

    O ambiente precisa estar de acordo com a história. Aumente a tensão fazendo cabaninhas e usando lanternas. Isso dá um clima ainda mais divertido para a atividades.

    Em dia de inspiração, crie sua própria história. Faça personagens mais próximos do mundo de seu filho. Gere uma identificação. Para aumentar o clima pode ser usados barulhinhos para as ações dos personagens, como amassar papeis ou até mesmo usar bolinhas. Pense nisso!

  3. 3

    Em dias de pouca inspiração, conte histórias de sua infância. Suas aventuras e desejos. Assim seu filho vai lhe conhecer ainda mais. Possivelmente seus medos são os mesmo que seu filho tem naquele momento. Conte sobre momentos alegres e tristes.

    Deixe a criança contar história e se intrometer na criação das suas histórias também. A imaginação delas é fértil e é importante não podar nada que elas sugerirem.

    Contar história é uma atividade livre. Por isso, se achar necessário mude o final do livro. Repetir a parte mais legal pode chamar ainda mais atenção da história ao seu filho.

    Em alguns dias, use fantoches ou bonecos que a criança goste de brincar. Ela sentirá ainda mais a vontade.

Comentários
blog comments powered by Disqus