» Hobby » Carros » Como licenciar o veiculo

Como licenciar o veiculo

Galeria
Como licenciar o veiculo

Para pelas ruas com veículos automotores é preciso estar com o licenciamento em dia.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O licenciamento de veículos automotores é obrigatório e anual, se acaso não estiver em dia e o condutor for parado por uma blitz levará multa gravíssima e mais sete pontos na carteira além do recolhimento do veículo a um pátio do DETRAN. O DETRAN é o órgão responsável em todo território nacional pela emissão do CRLV- certificado de registro e licenciamento de veículo, documento emitido anualmente e que permite a circulação do veículo.

    Para licenciar seu veículo ele não pode estar com débitos em atraso, IPVA (imposto de veículos automotores), DPVAT (seguro obrigatório) ou multas, em algumas cidades como a capital de São Paulo deve ser feito antes uma inspeção ambiental veicular pela Controlar que poderá liberar ou restringir o veículo para licenciamento.

  2. 2

    É possível antecipar o licenciamento de seu veículo automotor pagando-o junto com a primeira parcela do IPVA, desde que pago até à data de seu vencimento.
    Você pode optar por pagar diretamente no caixa ou caixa eletrônico na rede bancaria credenciado de sua região, leve o documento CRLV do ano anterior informe ao caixa ou digite no caixa eletrônico o número do RENAVAM do veículo (registro nacional de veículos automotores), é possível escolher entre pagar com ou sem postagem, com postagem é preciso que o usuário pague com antecedência mínima de 15 dias úteis antes da data limite para licenciamento de seu veículo, será cobrado uma taxa de entrega e o documento chegará pelos correios dentro de 15 dias no endereço de cadastro do veículo.

  3. 3

    Anualmente o estado em que o veículo esta registrado libera um calendário com data para vencimento do licenciamento que varia com o número final da placa e o modelo do veículo (Automotor, Reboque, Semi-Reboque e caminhão).

    Para licenciar seu veículo presencialmente no DETRAN ou CIRETRAN leve os comprovantes de pagamento de débitos e cópias do IPVA, multas, DPVAT e da taxa de licenciamento, original e cópia da CNH ou RG e CPF do proprietário e cópia do CRLV do automóvel, lembrando que o veículo não poderá apresentar bloqueios judiciais ou administrativos como falta de transferência, gravames, etc. É possível licenciar para parentes próximos pais, cônjuge, irmãos, filhos com comprovação em documento (certidão de nascimento, casamento ou documento de identidade na qual conste filiação).

Dicas e AVISOS
  • Se seu licenciamento não esta em dia e pretende regularizá-lo pague diretamente no caixa todos os débitos e compareça ao DETRAN ou CIRETRAN de sua cidade.
Comentários
blog comments powered by Disqus