» Família » Bem-Estar da Família » Como lidar com a cegueira

Como lidar com a cegueira

Galeria
Como lidar com a cegueira

Quando existe um problema ou anomalia do sentido da visão, seja esse problema parcial ou total, é comumente designado de cegueira.

Infelizmente ainda existe muito preconceito e exclusão social para com as pessoas cegas. Deve ser fomentada a igualdade de oportunidades e acessibilidade ao emprego. A classe política também tem a obrigação de melhorar, por exemplo, as infraestruturas públicas, no sentido de fornecer melhor qualidade de vida às pessoas com problemas visuais.

Cabe a cada um de nós incrementar o grau de inclusão das pessoas com cegueira e procurar ajudar de forma espontânea à resolução dessas limitações.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Quando alguém que nos é próximo, seja da família ou amigo ou até mesmo nós próprios, é afetado com perda de visão, é necessário fornecer todo o apoio e explicar para essa pessoa que obrigatoriamente a vida não vai ser exatamente igual.

    Assim, o primeiro passo a tomar é aceitar essa limitação. Quanto mais depressa a pessoa se mentalizar que tem um problema, e que em muitos casos é irreversível, mais depressa começa o período de adaptação e o conhecimento da nova realidade.

    Logicamente que é fundamental ter acesso a todos os parâmetros e condições para que a sua vida mantenha alguma qualidade. Deste modo a pessoa cega deve começar no imediato o processo de aprendizagem Braille. É um sistema que permite essa pessoa continuar a ler e a identificar um sem número de produtos e serviços que felizmente já contêm linguagem em Braille.

    Para essa pessoa manter alguma autonomia e facilidade de movimento, terá que aprender a manusear uma bengala própria para cegos, facilitando a sua adaptação ao mundo exterior. O ideal será igualmente obter um cão guia. São animais excelentes no acompanhamento de pessoas cegas, quer nas saídas para o exterior, quer pela própria companhia.

    Outro passo importante a tomar é reorganizar a sua casa. Ou seja, é necessário eliminar todas as possiveis armadilhas que se encontram dentro de casa, como caminhos muito apertados devido a presença de móveis ou objetos. Todos os objetos que considerar fundamentais para o dia a dia, deve coloca-los em locais de fácil acesso.

    Nunca deve-se colocar objetos importantes arrumados em armários que se situam acima do nível da cabeça. Devido a limitação visual, pode empurrar o objeto involuntariamente e se machucar.

    Nunca desistir de viver é outro ponto fundamental. É necessário continuar estudando, trabalhando, namorando, enfim, todas essas coisas normais que o realizam e às quais tem direito.

Comentários
blog comments powered by Disqus