» Família » Bem-Estar da Família » Como lidar com a menstruação na gravidez

Como lidar com a menstruação na gravidez

Galeria
Como lidar com a menstruação na gravidez

A menstruação é a saída do fluxo sanguíneo quando não se dá a fecundação de um ovócito com um espermatozóide. Acontece uma vez por mês e dura alguns dias (dependendo do clico menstrual de cada mulher). A primeira vez que uma mulher tem a menstruação chama-se menarca e varia entre os 9 e os 16 anos.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A menstruação acontece porque durante todo o mês o útero está a ser preparado para hospedar um bebê. As paredes do útero tornam-se mais espessas e com mais vasos sanguíneos. A meio do ciclo menstrual a mulher ovula e durante os dias seguintes (aproximadamente 10 dias) espera que esse óvulo seja fecundado. Caso não aconteça, ou seja, caso a mulher não engravide, as paredes do útero vão-se descamando, largando então todo o sangue que se vê durante a menstruação, que dura aproximadamente 3 a 7 dias, dependendo do ciclo menstrual da mulher.
    Caso a mulher engravide o novo embrião vai-se hospedar/ acomodar na parede do útero que está especialmente preparada para ele. Se a gravidez não for interrompida durante os 9 meses seguintes a mulher não vai ter a menstruação. O útero permanece intacto para o crescimento do seu bebe.
    Um dos primeiros sintomas que as mulheres devem estar atentas quando podem estar grávidas é ao atraso ou inexistência da sua menstruação. Caso a mulher esteja sem a menstruação, atrasada entre 1 ou 2 semanas deve fazer o teste, porque existe probabilidade de estar grávida. Claro que esses atrasos também se podem dar devido a outros fatores externos, mas nesses casos a menstruação acaba por vir. Muitas mulheres têm um ciclo menstrual muito desregulado, provocando assim atrasos anormais. Mas nesse caso a mulher deve saber e conhecer o seu organismo para conseguir controlar melhor e saber o porquê do seu atraso. O atraso pode ser apenas um atraso, mas por vezes pode ser mesmo uma gravidez.
    Quando a mulher tem o bebê, a parede do útero descama novamente como se trata-se da sua menstruação, porque o bebe já não precisa daquela forma no útero para se desenvolver corretamente.

  2. 2

    Portanto, a mulher quando está grávida não tem a menstruação, porque o bebê precisa das paredes do útero grossas para o seu desenvolvimento. Desde o momento em que a mulher engravida até ao momento do parto, aproximadamente 9 meses, não precisa de se preocupar, porque não irá ter menstruação. Só após o parto é que é libertado toda a menstruação, em quantidades variáveis dependendo da mulher.

Comentários
blog comments powered by Disqus