» Família » Como lidar com o divorcio

Como lidar com o divorcio

Galeria
Como lidar com o divórcio

Se divorciar é uma situação pela qual ninguém quer passar. Quando é inevitável, o jeito é lidar com a separação da melhor maneira possível. Ser racional e manter a educação são alguns dos fatores que podem deixar o processo mais fácil.
Veja abaixo algumas dicas de como lidar com o divórcio.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Procure um advogado. Quando um casamento termina, há fatores práticos que precisam ser resolvidos. Consulte um advogado de confiança para tirar dúvidas e tratar dos aspectos legais.
    A presença de um profissional não significa ter uma postura agressiva, só garante que seus direitos sejam preservados.
    É bom também se conscientizar que as duas partes possuem direitos e que nem sempre a solução será totalmente satisfatória. Ser flexível, permite que tudo se resolva com mais rapidez.

  2. 2

    Preserve as crianças. Quando um casal com filhos resolve se divorciar, isso também afeta os pequenos. Evite que eles presenciem brigas e não exija que eles tomem partido. Alguém pode até deixar de ser esposa ou marido, mas nunca deixa de ser pai ou mãe. A relação com os filhos deve ser preservada e valorizada.
    Por mais que o momento seja difícil, não é justo envolver crianças ou adolescentes nesse tipo de problema. O risco de afetar o desenvolvimento emocional e mental da criança é real. A justiça trata com severidade casos de alienação parental.

  3. 3

    Não se vingue. Quando uma relação chega ao fim a tentação é reagir e continuar brigando é grande demais. Não dê continuidade a provocações, nem execute pequenas vinganças. Evite também dar indiretas através de conhecidos ou redes sociais. A única maneira de realmente superar é se concentrar em sua vida e esquecer a do ex.

  4. 4

    Mantenha a educação. Divórcio e aborrecimento andam juntos. Haverá momentos difíceis e muitas questões a serem resolvidas. Brigar adianta muito pouco. Manter a educação é importante, pois permite o diálogo. Se a outra parte estiver muito exaltada, você tomar providências legais. Só não caia na tentação de revidar. É cansativo e não tem nenhum efeito prático.

  5. 5

    Seja discreto. Não conte os detalhes do divórcio para todos que encontrar ou saia por aí falando mal do ex. Por pior que tenha sido, não é da conta de ninguém.
    O mesmo vale para quando encontrar um novo amor. Se o divórcio ainda for recente, evite frequentar os mesmos lugares que o ex ou postar fotos e fazer declarações apaixonadas em redes sociais. Não se trata de esconder a relação, apenas de preservá-la de situações desagradáveis.

Comentários
blog comments powered by Disqus