» Tecnologia » Como Ligar Dois Computadores em Rede

Como Ligar Dois Computadores em Rede

Galeria
Como ligar dois computadores em rede: a configuração ficou bem mais fácil

Estabelecer uma configuração estável entre dois computadores através de um sistema de rede já foi bem mais difícil do que hoje. Isso acontecia porque duas décadas atrás os usuários tinham grande dificuldade em obter informações sobre o assunto. E mesmo quando conseguiam, o resultado era um emaranhado de dados ininteligíveis aos meros mortais, já que a comunicação se dava apenas de um especialista para outro. Atualmente, vivemos a era de democratização da informação e, assim, centenas de tutoriais sobre o assunto pululam na internet. Isso não significa que, de repente, basta ler algumas páginas para se tornar expert no tema, mas com um pouco de paciência é possível configurar a sua própria conexão de rede. Saiba mais a seguir.

Dificuldade
Intermediário
Instruções
  1. 1

    As melhores maneiras de se fazer uma rede doméstica entre dois computadores é através do uso de um cabo cross-over ou por meio da criação de uma rede Wi-Fi chamada ad-hoc. A primeira exige um pouco mais de trabalho, enquanto que a segunda é mais rápida. É esta que será explicada na sequência.

    Considerando o sistema operacional Windows 7, acesse o "painel de controle", "central de rede e compartilhamento" e "configurar uma conexão ou rede".

  2. 2

    Marque a opção "configurar uma rede ad-hoc". Abirá uma janela solicitando o nome que será atribuído à rede, a criptografia de dados e a chave de segurança. Defina um nome para a nova conexão, marque a alternativa "WEP" no protocolo de segurança e conceda uma senha de acesso no campo "chave de segurança". Quando for criar um password, escolha uma chave composta por 128 bits, possibilitando sequências constituídas por até 13 caracteres (caracteres especiais, letras e números). Crie senhas fortes para dificultar o uso da rede por pessoas desconhecidas.

  3. 3

    Ao concluir a operação, o sistema o questionará a respeito do compartilhamento do sinal da internet. É possível autorizar na hora ou depois. Uma vez liberada, além do segundo computador, a internet poderá ser acessada por qualquer outro dispositivo móvel que esteja ao seu alcance.
    Caso o primeiro computador que funcionará como servidor não possua uma placa de rede wireless, basta adquirir um pequeno adaptador USB que desempenha a mesma função, haja vista que se trata de uma placa portátil. Assim, siga todos os passos anteriores e a rede deverá funcionar normalmente. O detalhe é que o adaptador deverá permanecer conectado a uma das portas do computador servidor.

Dicas e AVISOS
  • Existem programas que facilitam o compartilhamento da internet através da rede Wi-Fi. Os mais usados são o VirtualReuter e o Connectfyi, ambos gratuitos.
Comentários
blog comments powered by Disqus