» Tecnologia » Eletrônicos » Como ligar um rele

Como ligar um rele

Galeria
Como ligar um rele

Usado para aproveitar uma corrente menor de um circuito para fazer com que uma corrente maior passe por ele. Aprenda a instalar você mesmo o seu relé auxiliar, veja como é fácil a sua instalação.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Primeiramente, entendendo a simbologia do relé auxiliar, que contém 4 pinos com numeração. Cada um tem o seu número, o 30 (que é uma corrente constante). 87 (que quer dizer saída de corrente para o consumidor). 85 (que é o acionamento do relé) e por ultimo o 86 (que é o terra). Vamos aproveitar a corrente menor (85), para fazer com que a corrente maior (30) passe pelo circuito para alimentar melhor o consumidor (87). Do 30 ao 87 existe uma ligação por dentro do relé, e essa ligação fica todo o tempo levantada. E que é por ela que ira passar a corrente maior, embaixo dessa ligação, existe uma bobina. Que é ativada pelos pinos 85 e 86, e quando conectada, ira criar um campo magnético, que ira baixar a ligação e permitir que a corrente maior passe do 30 ao 87 levando a corrente maior para o consumidor.

  2. 2

    Faremos então uma ligação diretamente de uma bateria. Primeiro vamos alimentar o 30 com a corrente constante, que em todo momento terá corrente constante passando entre ele. Ligue um fio do 87 ao consumidor. Ainda não esta passando corrente entre o 30 e 87, porque tem que existir também a ligação entre o 85 e 86. Antes coloque no consumidor um aterramento de positivo e negativo à massa que também tem na bateria e no 86. Temos que fazer chegar agora uma corrente positiva no 85. Se ligarmos direto ao 85 ficará sempre ativado, então por isso precisaremos de um botão. Colocaremos um fio no botão e que depois passa para o 85.

  3. 3

    Quando o botão é ligado, um imã será acionado da bobina, que criará o campo magnético, fazendo baixar a ligação e permitir que uma corrente maior passe do 30 ao 87 que vai para o consumidor e terá uma funcionalidade melhor. Digamos que queira fazer a ligação em mais um consumidor. Basta puxar mais um fio do 87. Sempre que for instalar o relé auxiliar coloque um fusível, para proteger o circuito, pois do 30 ao 87 passa uma corrente muito forte que é responsável pelos consumidores. E esse fusível pode ser de 20 amperes. Apenas se forem de duas lampadas 55 w.

Comentários
blog comments powered by Disqus