» Tecnologia » Eletrônicos » Como Ligar um Ventilador de Teto

Como Ligar um Ventilador de Teto

Galeria
Como Ligar um Ventilador de Teto

Ventilador de teto é muito comum hoje em dia nas residências e também nos estabelecimentos comerciais, por não ocupar espaço e refrescar o ambiente com facilidade dependendo apenas da capacidade de rotação.
Instalar um ventilador de teto, não é das tarefas mais fáceis, uma vez que para isso é necessário ter algum conhecimento e habilidade. Mesmo assim, oferecemos nesse texto tutorial simplificado para ligar o ventilador de teto.

Instruções
  1. 1

    Monte o ventilador, a primeira coisa que você irá fazer é deixar o ventilador pronto para a instalação. Pegue o corpo do ventilador, monte as hastes e fixe as pás conforme indicado nas instruções que acompanha o produto, depois coloque o bocal para a lâmpada.
    Desligue a chave central de energia elétrica da casa (disjuntor). Caso não sinta segurança, vá até o seu marcador (relógio) e desligue.

  2. 2

    Escolha o cômodo em que irá instalar. Suba na escada e remova o bocal da lâmpada. Pegue o suporte do ventilador e parafuse diretamente na caixinha de ferro onde estava fixado o bocal, mas preste bastante atenção nesse momento. É imprescindível que a base do suporte do ventilador seja parafusado de dentro para fora da caixinha para ficar bem firme. Vamos detalhar: Observe que a caixa preta que está fixada no teto tem duas partes paralelas com 2 furos. Ponha o suporte na parte interna desses furos, sendo que de um modo que possa parafusar o suporte nesses furos.
    Após prender o suporte com os parafusos e bucha, segure puxando para baixo com força para testar se está bem preso.

  3. 3

    Desparafuse a caixa do interruptor da luz. Passe um fio de 2 pernas pela caixa preta que está no teto, até o interruptor.
    Ligue os dois fios da mesma cor que vem no ventilador em cada perna de fio que você acabou de passar pela parede. Em seguida pegue os fios de cores diferentes do ventilador, sendo que o fio preto ou marrom deve ser ligado ao fio neutro original que já estava instalado na lâmpada que você retirou. O outro no fio positivo.

  4. 4

    O capacitor que acompanha o ventilador (caixinha de preta) instale ao lado do interruptor fazendo um furo na parede com uma furadeira. Os fios que estão dentro do regulador de velocidade são 3, sendo 2 da mesma cor e 1 diferente. Ligue os da mesma cor em cada perna de fio da lâmpada dentro do interruptor e o de cor diferente ligue junto com a fonte positiva.

Dicas e AVISOS
  • Só utilize lâmpadas de até 60W, no caso de lâmpada fluorescente, não instale com capacidade superior a 15W.
  • A caixa de ferro, que é onde está instalada a lâmpada, deve suporta peso de no mínimo 25 Kg para maios segurança. Pois quando o ventilador está girando a velocidade gera peso.
  • Obedeça os critérios de uso e instalação contidos no formulário de instruções do fabricante.
  • Consulte um profissional especializado para tirar maiores dúvidas.
Comentários
blog comments powered by Disqus