» Tecnologia » Eletrônicos » Como ligar uma lâmpada

Como ligar uma lâmpada

Galeria
Como ligar uma lâmpada

Pequenos consertos por mais simples que sejam sempre geram dúvidas para quem não tem conhecimento. Coisas aparentemente fácies como ligar uma lâmpada, ainda mais quando o assunto envolve corrente elétrica, pode ser motivo para que se adie a instalação até que se tenha dinheiro para pagar um profissional. Para tirar dúvidas e aprender como ligar uma lâmpada, leia esse artigo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Primeiro desligue a fonte de energia geral da casa. Esse passo é muito importante para quem não tem experiência com instalações elétricas, caso não saiba como proceder, vá ao marcador que fica na parte externa do imóvel e procure pelo interruptor, em geral é preto.

  2. 2

    Suba em uma escada, você encontrará 2 fios. Descasque a ponta dos fios que saem da caixinha preta que está no teto com cuidado para não ferir o cobre. Para que os fios fiquem com no mesmo tamanho, proceda da seguinte forma: pegue uma tesoura amolada, de preferência que não seja muito grande para facilitar a operação.

    Aperte a capa do fio com a tesoura empregando um pouco de força, porém com cuidado para não cortar a parte do fio onde está o cobre. Faça um movimento circular com a tesoura levemente, quando perceber que a capa protetora do fio está cortada, puxe e faça o mesmo com o outro fio.

  3. 3

    Iniciando a instalação. Pegue o bocal e os parafusos que seguem na embalagem, para fixar na caixinha preta do teto. Afrouxe os parafusos que estão no bocal, eles estão na mesma direção ao lado do local onde a lâmpada será enroscada. Enrole a parte do fio que está desencapado no parafuso e coma chave de fenda, aperte o parafuso até que esteja firme, mas não precisa estrangular o fio. Repita a ação com o outro fio.

  4. 4

    Observe a posição dos furos da caixinha de força do teto, posicione o bocal, de modo que os furos de fixação fiquem na direção dos furos da caixinha. Agora coloque os parafusos, um de cada vez e aperte com a chave de fenda. Depois enrosque a lâmpada e ligue a fonte de energia geral da casa e ligue o interruptor da lâmpada.

Dicas e AVISOS
  • O soquete do bocal (parte onde a lâmpada é enroscada) deve ser de louça para que possa suportar capacidade acima de 60 W.
  • Após a instalação, para que a lâmpada fique com um bom visual, coloque uma luminária, que pode ser um globo de vidro.
  • Se após instalar a lâmpada conseguir visualizar uma parte do cobre do fio envolva com fita isolante para encapar e evitar riscos.
Comentários
blog comments powered by Disqus