» Casa » Manutenção Doméstica » Como limpar a gaiola dos pássaros

Como limpar a gaiola dos pássaros

Galeria
Como limpar a gaiola dos pássaros

Manter a gaiola dos pássaros limpa é fundamental para a saúde das aves.
As fezes dos pássaros são depositadas no fundo da gaiola e nos poleiros, se a ave ficar muito tempo em contato com fezes secas pode se contaminar e, como o dono nem sempre percebe mudanças no comportamento da ave, o tratamento acaba sendo tardio, podendo ser fatal para o pássaro.
Cuidados com a higienização das gaiolas começam antes de colocar os pássaros nela, logo após a compra da gaiola, para que os pássaros que ali irão viver encontrem um ambiente saudável. O processo é parecido com o da nossa casa, quando mudamos para uma nova residência, a deixamos limpa.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Troque diariamente a água da banheira e do bebedouro, no verão 2 vezes ao dia. Mantenha os recipientes sempre limpos e com água potável e filtrada.
  • Remova os poleiros para a limpeza. Retire um e raspe se tiver resíduo de fezes, lave em água corrente com uma escovinha, coloque no lugar, retire outro e lave.
  • Se preferir forrar o fundo com areia (que é vendida em lojas e bazar específica para gaiolas), não encha muito a bandeja, coloque uma fina camada e remova todos os dias. Não limpe apenas por cima, pois o pássaro bica as pedrinhas de areia e pode engolir as próprias fezes.
  • Sirva uma quantidade de alimento sem encher muito, para que não fique por mais de dois dias, lave bem o comedouro e seque antes de adicionar mais comida.
  • Limpe diariamente a bandeja da gaiola mesmo que seja um pássaro pequeno. Forre com jornal, mas escolha páginas sem muitas cores, o cheiro da tinta quando a gaiola está no sol, incomoda a ave.
  1. 1

    Criadores de pássaros precisam estar atentos à manutenção e limpeza das gaiolas para que as aves não se contaminem com bactérias adquiridas em seu próprio ambiente.
    Além dos poleiros que fazem parte dos acessórios da gaiola, compre mais dois para futura substituição.
    Escolha um local em casa onde a gaiola ficará para evitar muitas mudanças. O local precisa ser arejado e a noite bem tranquilo para que a ave tenha um bom descanso e assim possa aprimorar a qualidade do canto, pois uma ave estressada, com o sono muitas vezes interrompido, pode alterar a pureza do canto, melhor dizendo; o canto apresenta alguns chiados.

Dicas e AVISOS
  • Se lavar com sabão, tem que ser detergente neutro e enxaguar bem. Pássaros não podem sentir resíduos de sabão.
Comentários
blog comments powered by Disqus