» Família » Relacionamentos e Família » Como limpar a lingua

Como limpar a lingua

Galeria
Como limpar a lingua

Uma boa higiene oral é essencial para um hálito fresco e uma sensação de limpeza da boca. Muitas vezes mesmo escovando bem os dentes e usando fio dental, continua o mau hálito e desconforto oral. A causa deste problema pode ser a falta de limpeza da língua, que desencadeia um fenómeno designado saburra lingual, também conhecida por biofilme lingual ou por língua branca. Esta camada de coloração esbranquiçada na parte de traz da língua consiste numa placa bacteriana que se acumula em períodos em que existe uma menos produção de saliva, por exemplo durante a noite.
Este fenómeno está comprovado como uma das principais causas de mau hálito, que por sua vez afeta uma elevada percentagem da população mundial (cerca de um terço).
Existem alguns métodos que permitem reduzir a saburra lingual aumentando a produção de saliva, o que se pode levar muito tempo a acontecer. Desta forma, o melhor método para evitar este fenómeno desagradável é a limpeza da língua. Existem várias técnicas, mas deve escolher o mais confortável, visto que este hábito deve ser diário.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Um dos métodos possíveis é usar a escova de dentes para limpar a língua. Este processo pode e deve ser acompanhado da lavagem dos dentes. Existem atualmente escovas de diversas marcas que se especializaram em limpeza da língua. Assim, este tipo de escova possui na de traz uma área de borracha com saliências, que funcionam como uma escova mais resistente.
    Para usar este tipo de escova deve colocar a língua de fora o máximo possível até conseguir visualizar bem as manchas esbranquiçadas. De seguida coloque a escova até à parte mais posterior da sua língua e pressione a escova contra a língua. Deve depois puxar a escova de uma forma vagarosa até à sua extremidade. Deve repetir este processo várias vezes, até ter removido as manchas todas. No final deve enxaguar a boca deitando fora todos os detritos.

  2. 2

    Outro método consiste na utilização de raspadores de língua, que são utensílios especializados para este fim. Existem raspadores com diferentes formatos, mas com o mesmo objetivo. O processo é semelhante ao que se realiza com as escovas de dentes, mas com o raspador conseguem-se melhores resultados.

  3. 3

    Caso não possua um raspador de língua pode substitui-lo por uma colher. Apesar de este instrumento não ser especializado, é possível obter resultados positivos com a sua utilização. A nível económico é mais económico e fácil de usar reptindo os passo já descritos. Deve no entanto ter bastante cuidado para não raspar as papilas circunvaladas, sendo que este cuidado deve ser também tomado quando se usam outros instrumentos de higiene da língua.

Comentários
blog comments powered by Disqus