» Casa » Manutenção Doméstica » Como limpar as porcelanas

Como limpar as porcelanas

Galeria
Como limpar as porcelanas

A história de como e onde surgiram as primeiras peças de porcelana ainda é uma incógnita, historiadores não sabem ao certo quando ela passou a ser usada, a única certeza é que ela é de origem chinesa. De acordo com pesquisadores, a porcelana ficou conhecida durante a dinastia Han, na China, e era marcada por ser branca e translúcida.
Na ocasião, a massa usada na fabricação desses utensílios era composta por feldspato e caulim. No século XIII a porcelana era conhecida como ouro branco, e foi levada para a Europa pelo explorador Marco Polo ao voltar de uma das suas expedições. Nesse momento surgiu a ideia na Europa de reproduzir o material da porcelana, as primeiras tentativas não deram certo, pois não existia o caulim na região européia, a reprodução só foi possível no século XVIII. Com o desenvolvimento da técnica, a porcelana ficou conhecida como uma verdadeira obra de arte, admirada em todo o mundo até os dias de hoje.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Mesa grande
  • Água
  • Toalha limpa que não solte fiapos
  • Pano limpo
  • Pincel com cerdas macias
  1. 1

    Aprenda a limpar as porcelanas

    As peças em porcelana precisam de cuidados especiais, pois elas são frágeis, principalmente aos impactos externos. As peças atuais de porcelana de mesa são, na maioria das vezes, feitas para suportar os choques térmicos, porém o indicado é evitar esses choques. O uso de produtos abrasivos, como água sanitária ou cloro, não são recomendados, pois eles podem causar danos irreparáveis na porcelana, as esponjas de aço também são proibidas. Outro cuidado que se deve ter com relação à porcelana é quanto ao armazenamento, se elas forem guardadas em armários é importante verificar se eles estão bem nivelados.

  2. 2

    Para limpar as porcelanas você vai precisar de:
    Pano limpo
    Água
    Toalha limpa que não solte fiapos
    Mesa grande
    Pincel com cerdas macias

    Cubra a mesa com a toalha limpa que não solte fiapos, separe as peças de porcelana que deseja limpar.
    Retire todas as partes removíveis, isso evita que elas quebrem ao serem limpas, caso a porcelana esteja empoeirada retire o pó com o pincel de cerdas macias, caso elas estejam muito sujas, umedeça o pincel na água e passe em toda a superfície. Procure manusear as peças com cuidado para evitar que elas se quebrem.
    Molhe levemente o pano limpo em um pouco de água, e vá passando levemente nas peças de porcelanas, esse procedimento ajuda a manter a beleza da decoração.
    Deixe secar naturalmente, não use nenhum pano seco para agilizar o processo. É importante não deixar as peças de molho, pois a água pode prejudicar a porcelana, com o passar do tempo o líquido irá penetrar nas micro fissuras da peça.

Dicas e AVISOS
  • Não use a lava-louças para limpar as porcelanas
Comentários
blog comments powered by Disqus