» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como limpar couro

Como limpar couro

Galeria
Como limpar couro

Os tipos de couro sempre foram muito utilizados pela humanidade, sejam para vestimentas, sapatos, carteiras, bolsas, entre outras peças. São couros de diversas espécies de animais ou sintéticos.

Para manter as características originais do couro devem ser tomados alguns cuidados. Cada couro merece uma atenção especial e tem suas próprias necessidades de manutenção. O couro deve ser guardado em algum local que seja arejado, seco, sem incidência de iluminação direta ou de poeira. Não é indicado utilizar sacos plásticos para armazenar couro. O ideal é o uso de sacos que permitam a entrada de ar.

O couro pode ser perfurado, portanto não armazene junto com tesouras, facas, lâminas ou outros objetos pontiagudos que podem danificar o couro. Não se deve armazenar o couro em locais com superfícies ásperas, pois o atrito pode danificar o material.

Proteger o couro utilizado em produtos como calçados, com material impermeabilizante ou graxas especiais aumentam a vida útil do produto. Existem produtos líquidos feitos para a proteção do couro, eles podem ser encontrados em sapatarias e lojas de artigos para couro.

Ao fazer a limpeza do couro deve se levar em conta qual o tipo de material que se pretende trabalhar, se este é sintético ou couro legitimo e utilizar os materiais apropriados para cada um deles.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para a limpeza de objetos feitos com couro legítimo, como bolsas, o ideal é a utilização de um pano limpo úmido com água. Se necessário pode ser utilizado sabão neutro. Após a limpeza a peça deve ser seca com uma flanela. Serve para lustrar o couro.

    O couro sintético também deve ser limpo com água e sabão neutro.

  2. 2

    Os produtos químicos não devem ser utilizados na limpeza do couro. Alvejante, álcool, acetona, entre outros produtos químicos para limpeza podem danificar o couro e devem ser evitados.

  3. 3

    Após a limpeza e quando o couro estiver úmido ou molhado não é indicado fazer a secagem do produto no sol. O couro deve ser deixado a sombra para que fique seco e sem manchas que podem ser causadas pelos raios solares.

  4. 4

    Alguns couros não devem ser engraxados. É o caso do couro de jacaré, que deve ser limpo apenas com um tecido suave e úmido. Nesse tipo de couro, para eliminar o brilho excessivo, pode ser utilizado um algodão com água oxigenada.

Dicas e AVISOS
  • Retire para limpeza e também para arejar as peças de couro a cada três meses aproximadamente. O importante é fazer a limpeza, hidratar o couro e depois impermeabilizá-lo com algum produto específico para couros
Comentários
blog comments powered by Disqus