» Casa » Manutenção Doméstica » Como limpar ferrugem

Como limpar ferrugem

Galeria
Como limpar ferrugem

A ferrugem ocorre quando o metal sofre oxidação. Moléculas minúsculas de água entram em rachaduras microscópicas no metal, provocando a reação química que dá origem à ferrugem. Se houver a presença do sódio, ou água salgada, as manchas castanhas es espalham de forma ainda mais veloz.

Uma partícula de ferrugem passa rapidamente de uma superfície à outra. Antes saber como limpar, primeiro identifique qual o material afetado. Algumas superfícies, ou manchas muito grandes, precisam mesmo de produtos industriais, com composição química específica para a remoção da ferrugem.

Entretanto, existem truques caseiros que podem funcionar com eficácia.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Pedra pome
  • Pasta de bórax
  • Água
  • Cebola
  • Colher de chá
  • Sal
  • Lixa grande
  • Suco de limão
  1. 1

    Fibras que podem ser lavadas

    Tecidos, nylon ou poliéster, que são mais facilmente afetados pela ação da ferrugem, podem ser limpos com suco de limão espremido na hora. Aplique a quantidade de líquido proporcional ao tamanho da mancha, e esfregue. Aguarde alguns minutos, e sem esperar que seque, passe por água corrente. O enxágue deve ser feito com água em abundância. Em seguida, lave normalmente.


    O algodão ou linho podem ser limpos com sabão em pó. Coloque o pó sobre a macha e esfregue com vigor. Lave o mais depressa que puder.

  2. 2

    Ferrugem em tapetes, seja de lã, ou sintético, pode ser limpa com o suco de limão misturado com sal. Para cada ¼ de copo de suco, adicione 1 colher de chá de sal. Deixe agir por alguns minutos, e retire totalmente com água fria. Se persistir, aplique um removedor de ferrugem industrial seguindo as instruções do fabricante

  3. 3

    Se a superfície manchada é em porcelana, ou cerâmica, poderá retirar com pedra pome. Respingue com água, e esfregue a pedra sobre a ferrugem, com o cuidado para não riscar a peça. Lave em seguida.

    Ou misture um pouco de pasta de boráx com suco de limão, e esfregue a mancha com o auxílio de um pano limpo. Espere secar, e enxágue Se preciso, repita.

  4. 4

    Se quer limpar a ferrugem de aço inoxidável, pegue um lixa usada em construções, ou para paredes, molhe, e passe sobre o aço. De imediato, esfregue a área com uma rodela de cebola. Retire com água quente, e seque.

Comentários
blog comments powered by Disqus