» Casa » Manutenção Doméstica » Como limpar o óleo de fritura da panela

Como limpar o óleo de fritura da panela

Galeria
Como limpar o óleo de fritura da panela

Depois de um almoço ou jantar deliciosos, sempre há aquela tristeza quando vemos a pia cheia de louças para lavar. Ainda mais quando no meio estão panelas com gordura e óleo de fritura. Mas a limpeza do óleo das panelas não precisa ser um sacrifício e alguns truques podem facilitar este trabalho.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Cada tipo de panela, em relação ao material que ela é feita e ao seu revestimento, possui uma maneira específica de ser lavada. Porém, algumas dicas são universais, como não usar esponjas feitas de materiais abrasivos, como a palha ou a esponja de aço, que podem arranhar as panelas e tirar seus revestimentos, e o uso de água quente para amolecer e ajudar a dissolver melhor a gordura.

  2. 2

    As panelas com revestimentos antiaderentes, como o Teflon ou T-Fal, de uso muito comum hoje em dia, são de fácil limpeza e não necessitam de raspagens ou produtos químicos fortes para tirarem a gordura. Basta apenas que, após retirar o óleo que sobrou na panela, se ponha água quente, ou ponha-a para ferver na própria panela, com um pouco de detergente ou sabão diluído, até amolecer a gordura ou o óleo que ficou preso. Depois é só tirar a água e lavá-la normalmente, com bastante sabão, tomando cuidado para não se queimar na panela ainda quente.

  3. 3

    Esse procedimento pode ser repetido em outros tipos de panela, como as de inox, as de barro, as de bronze, alumínio etc. que possuem material frágil a riscos e manchas ou que podem perder seus revestimentos. Lembrando sempre que a esponja não deve ser abrasiva e, para cada modelo de panela, um tipo mais duro ou mais mole é recomendado. É importante que, após esquentar a água, tome-se cuidado com as panelas esmaltadas em relação à mudança brusca de temperatura, não as colocando debaixo da água fria diretamente após serem levadas ao fogo.

  4. 4

    Quando a gordura teima em não sair, dando aspecto de sujeira e oleosidade à panela, utilize limão para complementar a limpeza. Corte um pedaço do limão e, após passar a esponja com sabão na panela, de modo que faça bastante espuma, passe a parte aberta por toda a superfície suja. Enxague normalmente em água corrente.

  5. 5

    Se a gordura queimou e ficou grudada no fundo da panela, uma maneira de limpá-la sem muito esforço é utilizar sal de cozinha comum. Cubra toda a gordura que ficou grudada com água limpa, jogue o sal e leve ao fogo por aproximadamente cinco minutos. Dessa maneira a gordura toda irá soltar e será só passar a esponja para terminar de limpar sua panela.

Comentários
blog comments powered by Disqus