» Casa » Manutenção Doméstica » Como limpar o sofá

Como limpar o sofá

Galeria
Como limpar o sofá

Quando nos deparamos com o nosso sofá envelhecido, sujo ou desgastado, pensamos que terá chegado a hora de comprar um novo. Muitas vezes é complicado separarmo-nos de uma peça de mobiliário que nos faz recordar tantos momentos da nossa vida. Ora, isso já não será mais necessário. Seja qual for o tipo de sofá existe sempre uma forma prática, econômica e eficaz de recuperar o seu móvel.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Se o seu sofá for em couro branco, use sapólio líquido com água e uma esponja. Pegue na esponja e use o lado mais macio e inicie a limpeza. No final, passe com um pano bem torcido apenas de água. Deixe secar bem o couro e faça o acabamento com um pouco de silicone para hidratar a pele. Para evitar ressecamento e rachaduras, também pode aplicar vaselina líquida, com um pano de flanela, em movimentos circulares.
    Caso tenha um sofá em couro sintético use um pano úmido com espuma de sabão de coco, que removerá praticamente qualquer tipo de sujeira que tenha. Para finalizar o procedimento, é necessário passar um pano úmido e secar para que não manche.
    Se o seu móvel for em couro preto, certifique-se que usa um condicionador de couro para ajudar a recuperar toda a umidade perdida do couro durante o processo da limpeza. Este condicionador assegurará uma maior durabilidade e resistência a qualquer tipo de agressão ao couro.
    Se o seu sofá for de camurça, utilize uma flanela limpa, de preferência branca e úmida de vinagre de álcool. Não é necessária muita quantidade de vinagre, apenas o necessário para sentir a flanela umedecida. Acrescente mais se achar necessário. Tenha em atenção que o excesso de líquido pode arruinar a limpeza.
    Por outro lado, um sofá de tecido exige outro tipo de procedimento. Optando por uma limpeza doméstica, comece por aspirá-lo bem, retirando-lhe toda a poeira e sujidade superficial. Depois, faça uma limpeza a seco com um pouco de detergente neutro e água morna. Para terminar, passe um pano úmido e certifique-se de que removeu todo o detergente utilizado para evitar manchas e diferenças de tonalidade no tecido. Pode também ser lavado com uma mistura de sabão líquido para lava-louças e igualmente água morna. Aplique a espuma formada no sofá esfregando com uma escova de cerdas macia. Para acabamento passe um pano limpo e úmido.
    Finalmente, se o seu sofá for de vinil pode ser limpo do mesmo modo que o de couro, ou com um produto criado especificamente para este tipo. No entanto, a sensibilidade deste tipo de estofado precisa de um recurso a produtos específicos, pois se usar produtos de limpeza convencionais pode danificá-lo irrecuperavelmente. Para que esta limpeza seja feita corretamente e de forma segura, o melhor será contratar uma empresa especializada.

Comentários
blog comments powered by Disqus