» Casa » Manutenção Doméstica » Como limpar prata

Como limpar prata

Galeria
Como limpar prata

Com o passar do tempo as peças em prata podem ficam com algumas manchas inestéticas. Mas a sua limpeza é bem simples e apenas necessitará de alguns materiais que tem em casa. Confira algumas dicas de como limpar prata.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Vasilha ou balde
  • Sal
  • Escova de dentes
  • Bicarbonato de sódio
  • água quente
  • Papel alumínio
  • Pasta de dentes
  1. 1

    Forre o fundo de uma vasilha resistente ao calor com um folha de papel alumínio, com o lado brilhante para cima. Adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, uma colher de sopa de sal e um litro de água fervente e mexa. Imediatamente coloque as peças de prata na vasilha, certificando-se de que estão completamente submersas e tocam a folha. Deixe de molho e vá verificando. Quando a mancha desaparecer, enxague as peças de prata em água quente, seque e passe lustre com um pano macio. Este método não é recomendado para jóias de prata pois podem conter pérolas, pedras preciosas ou outros metais que se podem danificar.



  2. 2

    Para os itens que não podem ser mergulhado em água a ferver, a aplicação do bicarbonato diretamente é a melhor. Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com água apenas o suficiente para fazer uma pasta grossa. Suavemente esfregue a pasta sobre a prata, enxague com água morna e seque gentilmente com um pano macio.

  3. 3

    Pode igualmente usar pasta dos dentes simples (a pasta de dentes branca) para limpar as manchas na prata. Cubra a prata com uma fina camada de pasta de dentes, adicione algumas gotas de água e esfregue a peça de forma a se formar uma espuma. Para manchas que se situam em fendas minúsculas, use uma escova de dentes bem macia. Enxague com água quente, seque e puxe o lustre até a peça brilhar.




  4. 4

    Para limpar peças de joalharia em prata (pois são peças mais delicadas) pode igualmente usar apenas sal: pegue uma vasilha média e encha até a metade com água quente, pode ser mesmo da torneira. Corte algumas tiras de papel alumínio e coloque no balde. Adicione uma colher de sopa de sal e mexa. Este processo também funciona com água fria. O alumínio juntamente com o sal e a água funcionarão como um ímã que atrai a sujeira da prata.

  5. 5

    Deixe suas joias de prata de molho na mistura por alguns minutos e depois retire-as e limpe-as. Se as peças não estiverem muito sujas, as manchas terão desaparecido. Se as suas peças estão realmente bem sujas o processo ainda funciona, mas você pode ter que repeti-lo por algumas vezes. Para os itens maiores, use uma vasilha maior ou um balde e coloque uma folha de papel alumínio na parte inferior juntamente com um punhado de sal. Junte a água bem quente e jogue os seus itens no balde durante 2 a 3 minutos. Retire e seque.

Comentários
blog comments powered by Disqus