» Casa » Computadores » Como limpar um cd arranhado

Como limpar um cd arranhado

Galeria
Como limpar um cd arranhado

Os cds são consumíveis bastante simples e práticos de usar. Como são relativamente pequenos e boa qualidade de gravação, permitem armazenar e transportar arquivos de um computador para outro muito comodamente. Além disso, têm bastante espaço de armazenamento, permitindo assim levar arquivos grandes que não dá para enviar por email.

Além disso, permitem ainda a gravação de música, reproduzível em qualquer leitor de cds, com excelente qualidade de áudio. Com um gravador de cds e um computador podemos facilmente criar os nossos cds com as músicas favoritas ou fazer cópias de segurança dos nossos discos favoritos, para colocar no carro por exemplo.

No entanto, tal como são fáceis de transportar, os cds também são facilmente danificados. Riscam-se com grande facilidade e, mesmo quando não ficam permanentemente danificados, ficam inutilizados em grande parte dos leitores. Contudo, nem sempre um cd riscado é um caso perdido. Não se preocupe mais com isso e aprenda aqui uma técnica caseira que lhe permite recuperar cds arranhados.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 1 pano macio
  • Spray limpa-vidro
  • 1 banana
  • 1 garrafa de whiskey
  • Álcool líquido
  1. 1

    Para recuperar um cd arranhado vai necessitar de uma banana, de um spray limpa-vidros e de um pano macio. Agarre a banana, tire a casca e aplique-a na parte arranhada do cd em movimentos circulares. Depois, com a casca, limpe a "pasta" de banana do cd. Isso irá ajudar a limpar a superfície do cd.

  2. 2

    Depois, pegue um pano macio e coloque um pouco de spray limpa-vidros. Limpe a superfície do cd com o pano, para retirar os restos de banana. Faça movimentos circulares, não pressionando com demasiada força para não partir, mas com firmeza suficiente para ficar bem limpo. Aguarde durante cerca de 2 ou 3 minutos para o cd ficar bem seco.

  3. 3

    Coloque o cd no leitor de cds. Inesperadamente, ele vai agora funcionar. Se continuar sem reconhecer o cd, repita o processo, aplicando melhor a banana em movimentos circulares no cd. Pode-se também aplicar o spray limpa-vidros no leitor de cds, para limpar a máquina, o que poderá melhorar também a leitura do cd.

    Em vez de banana, poderá utilizar também pasta de dentes, que terá o mesmo efeito. E em vez de spray limpa-vidro pode utilizar ainda álcool líquido ou whiskey, por exemplo. Esta é uma dica caseira cem por cento segura, bastante eficaz e simples de aplicar, recorrendo a utensílios bastante comuns em qualquer casa e recuperando assim os seus cds arranhados que o seu leitor deixou de ler.

Dicas e AVISOS
  • Esta dica só funciona com cds arranhados. Se estiver quebrado ou rachado, o cd é irrecuperável.
Comentários
blog comments powered by Disqus