» Tecnologia » Software » Como listar arquivos de uma pasta

Como listar arquivos de uma pasta

Galeria
Como listar arquivos de uma pasta

Em informática, um arquivo (português brasileiro) ou ficheiro (português europeu) é um agrupamento de registros que seguem uma regra estrutural, e que contém informações (dados) sobre uma área específica, registrados no disco rígido de um computador.
Estes arquivos podem conter informações de qualquer tipo de dados que se possa encontrar em um computador: textos, imagens, vídeos, programas, etc. Geralmente o tipo de informação encontrada dentro de um arquivo pode ser prevista observando-se os últimos caracteres do seu nome, após o último ponto (por exemplo, txt para arquivos de texto sem formatação). Esse conjunto de caracteres é chamado de extensão do arquivo.
Como os arquivos em um computador são muitos (só o sistema operacional costuma ter centenas deles), esses arquivos são armazenados em diretórios (também conhecidos como pastas).

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Computador com Sistema Operacional Windows
  1. 1

    Para criar um arquivo de texto que contém uma lista do conteúdo em uma pasta, use um dos seguintes métodos:

    Passo 1: Clique em Iniciar , aponte para programas e, em seguida, clique em Prompt do MS-DOS (ou Prompt de comando no Windows NT). (Veja Referência 1)

    Passo 2: Em um prompt de comando, localize a unidade que contém a pasta cujo conteúdo você deseja listar. Por exemplo, se você desejar criar um arquivo de texto que contém uma lista do conteúdo de uma pasta na unidade C, digite o seguinte comando em um prompt de comando e pressione ENTER: (Veja Referência 1)
    c:

    Passo 3: Em um prompt de comando, localize a pasta cujo conteúdo você deseja listar. Por exemplo, se você desejar criar um arquivo de texto que contém uma lista do conteúdo na pasta Windows na unidade C, digite os seguintes comandos em um prompt de comando e pressione ENTER após digitar cada comando: (Veja Referência 1)

    cd\
    CD windows

    Passo 4: Digite o seguinte comando em um prompt de comando e pressione ENTER, onde filename é o nome do arquivo de texto que você está criando:

    dir >filename .txt

    Por exemplo, se você deseja criar um arquivo chamado Windowsfolderlist.txt, digite o seguinte comando em um prompt de comando e pressione ENTER:

    dir > windowsfolderlist.txt

    Passo 5: Use um editor de texto, como o bloco de notas, para exibir ou imprimir este arquivo.

Dicas e AVISOS
  • Você não pode exportar ou imprimir uma lista de arquivos que estão contidos em uma pasta no Windows Explorer.
Comentários
blog comments powered by Disqus