» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como lixar parede

Como lixar parede

Galeria
Como lixar parede

Se você está pensando em trocar a pintura das paredes e tetos da sua casa ou escritório, saiba que existe um procedimento muito importante para que o acabamento fique perfeito, antes de qualquer coisa é necessário lixar as paredes. Basicamente existem dois modos de fazer o trabalho, com lixa manual ou elétrica.

Utilizando os materiais corretos você consegue lixar as paredes e obter o acabamento profissional.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Se a parede estiver com massa corrida, será necessário utilizar uma lixa n.º 180 ou superior e deverá ser lixada com movimentos circulares. No caso de paredes que já estão com tinta e a parede precisa ser preparada para uma repintura, recomenda-se o uso de uma lixa n.º 150. O mesmo para lixar o teto.

  2. 2

    Outra maneira de lixar a parede de forma manual é pegar um pedaço de madeira, a lixa precisa ficar um pouco maior que a madeira para que você possa dobrar e ter apoio na hora de lixar fixe na madeira e comece a realizar o processo, sempre com movimentos circulares.

    Você também encontra em casas de material para construção suporte para lixa, basta dobrar na mesma medida e encaixar conforme as explicações do próprio produto.

  3. 3

    O trabalho pode ser realizado com uma lixadeira elétrica, neste caso, o procedimento é muito parecido com o manual, será necessário encaixar a lixa na base da lixadeira, a grande diferença está em, ao optar por uma lixadeira elétrica você não precisa fazer nenhuma força para lixar a parede.

  4. 4

    No caso da lixadeira elétrica alguns modelos disponíveis no mercado possuem um mecanismo que aspira mais de 70% do pó mesmo assim, após lixar toda a parede o uso de um pano úmido ou escova não é dispensável. Em comparação à lixa manual, a elétrica pode proporcionar um melhor acabamento, toque mais profissional e redução do tempo.

Dicas e AVISOS
  • Se a parede estiver com muitas imperfeições (excesso de cimento, massa) passe uma espátula própria antes e só depois comece a lixar.
  • Não se esqueça de utilizar uma luva adequada e dobrar a lixa em quatro partes para que você tenha uma firmeza maior para executar o trabalho.
  • Ao utilizar uma lixadeira elétrica, caso não esteja familiarizado, comece devagar e sempre em movimentos circulares.
  • Mesmo utilizando a lixadeira elétrica alguns lugares de difícil acesso precisam da lixa manual.
  • Sempre comece com uma lixa mais grossa indicada para o tipo de material da parede, depois passe uma lixa mais fina para dar o acabamento.
  • Retire o pó acumulado com um pano úmido ou escova. A superfície precisa estar limpa.
Comentários
blog comments powered by Disqus