» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como localizar o numero do pis

Como localizar o numero do pis

Galeria
Como localizar o numero do pis

O PIS – Programa de Integração Social – viabiliza a integração do empregado na vida e no desenvolvimento das empresas melhorando a distribuição da renda no país. O cadastro do funcionário no PIS é realizado pelo seu primeiro empregador através de um formulário DCN (Documento de cadastramento no NIS) que pode ter o download realizado através do site da previdência social.

Após a realização do cadastro o profissional receberá um cartão contendo o número do seu PIS. E esse número geralmente fica anotado na última página de sua carteira profissional. Esse cadastro é utilizado para que o funcionário tenha acesso aos benefícios como FGTS e abono salarial.

O trabalhador só será cadastrado uma vez no PIS, portanto se perdeu o cartão ou esqueceu o número e tentar fazer um novo cadastro não irá conseguir, pois a Previdência Privada irá sempre te enviar o número que já existe como cadastro.

Para o cadastro o empregador irá solicitar os documentos ao funcionário e encaminhará para a Caixa Econômica Federal. Junto com o documento preenchido com os dados do funcionário a empresa deve encaminhar o CNPJ ou comprovante de matrícula INSS. Após a realização do cadastro a própria caixa encaminha o cartão com o número do cadastro para o endereço residencial do profissional.

Esse cartão deve ficar guardado, pois será solicitado por cada novo empregador e como já citado, será solicitado para a entrada e recebimento de benefícios aos qual o profissional tenha direito.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Se você já trabalhou com registro em carteira, procure na última página de sua carteira profissional, pois em geral os empregadores grampeiam o cartão lá ou anotam o número do mesmo.

  2. 2

    Caso não encontre o número em sua carteira profissional, entre no site da Previdência social e preencha os seus dados pessoais como nome completo, data de nascimento, nome da mãe, RG, Carteira Profissional, CPF, enfim, coloque o máximo de informações possíveis para que possa ser realizada a busca pelo seu cadastro e clique em confirmar.

    Na página seguinte deve vir o número do seu cadastro caso já tenha um.

  3. 3

    Em alguns casos o número está na terceira página da carteira profissional, dê uma olhada lá também.

Dicas e AVISOS
  • O PIS é um recolhimento tributário que ajuda a financiar o pagamento seguro desemprego e abono salarial para funcionários que tem como vencimentos de até dois salários mínimos.
  • O recebimento de quaisquer benefícios é necessário que o trabalhador tenha em mãos o número do PIS.
Comentários
blog comments powered by Disqus