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Como mandar um email formal

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Como mandar um email formal

Após o advento da internet, grande parte das comunicações passou a ser feita através de mensagens eletrônicas em redes sociais e e-mails. A grosso modo, a comunicação na web é feita de forma rápida e bem objetiva, muitas vezes tendo palavras ou frases abreviadas. Todavia, em diversos momentos há a necessidade de envio de uma mensagem eletrônica mais formal, que demanda uma série de regras a serem observadas. Veja a seguir todos os passos de como mandar um e-mail formal e evite gafes no seu dia a dia, principalmente no ambiente de trabalho.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O ideal é que a pessoa tenha dois endereços de e-mail: um para a comunicação com familiares e amigos próximos (este endereço também pode ser fornecido ao comércio em geral, para recebimento de ofertas e notícias) e outro exclusivo para o ambiente de trabalho. Cumpre ressaltar que o e-mail destinado ao trabalho deve possuir um endereço mais formal, sem apelidos.

    O ideal é que o nome da pessoa esteja presente no endereço de e-mail, como no exemplo: [email protected] Ocorre que muitas vezes o login já é de outro usuário, sendo certo que nestas situações, o ideal é inserir números, caracteres especiais ou a letra inicial de um dos sobrenomes da pessoa, como por exemplo: maria.santos; maria_santos; mariasantos10; mariadsantos.

  2. 2

    Ao escrever um e-mail formal, opte sempre por usar o seu e-mail de trabalho, o que já confere maior formalidade à mensagem. Coloque o assunto de forma clara no espaço a ele destinado, o que facilita a identificação da mensagem pelo destinatário.

    Inicie a mensagem chamando o destinatário por seu nome completo, como em: "Prezado Sr. João Guimarães", ou somente "Sr. João Guimarães". Salte duas linhas e só então inicie a escrituração do seu e-mail. Divida os assuntos por parágrafos, fazendo sempre uso das regras presentes na gramática normativa brasileira. Tome cuidado com a acentuação e frases ambíguas, o ideal é que o e-mail seja plenamente compreensível, claro e o mais objetivo possível. Evite mensagens longas, haja vista que o e-mail é essencialmente um meio de comunicação rápido e objetivo. Por se tratar de um e-mail formal, gírias devem ser evitadas, assim como abreviações de palavras.

  3. 3

    Quando já tiver escrito todo o conteúdo da mensagem, salte uma linha e encerre o e-mail solicitando um parecer do destinatário e aguardando o contato deste. É de grande utilidade fornecer pelo menos 2 números de telefone nos quais o destinatário do e-mail possa entrar em contato com o remetente em situações emergenciais.

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