» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como mandar um telegrama

Como mandar um telegrama

Galeria
Como mandar um telegrama

O telegrama é um serviço disponibilizado pelos correios que permite o envio de mensagens urgentes. Pode ser utilizado tanto no Brasil quanto em países do exterior.

O telegrama de abrangência nacional pode ser enviado por pessoas físicas ou jurídicas. Não existe um limite quanto ao tamanho do texto a ser enviado e a entrega é feita em todos os municípios brasileiros. Por ser uma transmissão instantânea o telegrama não pode ser cancelado. A cobrança é feita por páginas e não existe um limite quanto ao numero de páginas que se pode enviar. As cidades que possuem uma população superior a um milhão de habitantes contam com os serviços de entrega inclusive aos domingos e feriados.

O serviço de abrangência internacional tem as mesmas características do serviço nacional, porém em localidades onde a entrega se destina fora do perímetro urbano e que não exista serviço de entrega em domicilio, o telegrama ficará a disposição do destinatário em caixa postal, na agencia mais próxima, pelo período de sete dias corridos e o remetente é informado sobre a situação.

Para enviar um telegrama a pessoa deve proceder de acordo com as opções disponibilizadas pelos correios:

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Pela internet o serviço funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia. No site dos correios existe um link para o pagamento do telegrama nacional com preços de acordo com o local a ser entregue e o pagamento pode ser efetuado pelos cartões de crédito Visa, Mastercard, American Express e Diners.

  2. 2

    Por meio de um aplicativo denominado SPE (sistema de postagem eletrônica) é possível editar a mensagem a ser enviada e efetuar o pagamento a vista ou a faturar. Para obter este programa, a pessoa deve se inscrever no site dos correios e gerar uma senha que será utilizada para fazer o download do aplicativo. O sistema funciona todos os dias, 24 horas por dia.

  3. 3

    O telegrama pode ser enviado de alguma agência dos correios. No caso da escolha dessa modalidade de entrega o horário do serviço fica limitado ao funcionamento da agência escolhida.

  4. 4

    É possível enviar telegramas pelo telefone. Para isso o interessado deve entrar em contato com a CAC (central de atendimento aos clientes). O funcionamento é de segunda a sexta-feira das 08:00 as 20:00 horas e aos sábados, domingos e feriados trabalha das 08:00 as 18:00 horas. Para as capitais dos estados brasileiros, cidades sedes de DDD e regiões metropolitanas, o número de contato para o serviço de telegramas é: 3003-0100. As outras localidades devem utilizar o telefone: 0800-7257282.

Comentários
blog comments powered by Disqus