» Hobby » Carros » Como manobrar uma carreta

Como manobrar uma carreta

Galeria
Como manobrar uma carreta

Saber como manobrar uma carreta exige cuidados especiais. Ela aumenta o comprimento e o peso do veículo, que fica mais lento na reação a volante e freios e menos flexível fazendo manobras. Assim, o motorista precisa sempre de mais espaço. Mas além disso ela funciona como um veículo separado, que o motorista não controla diretamente se não tiver sistema de freios - como geralmente acontece nos caminhões. Mesmo tendo freios, o volante e a redução de marchas do câmbio nunca atuam sobre suas rodas.
Mas qualquer motorista que use de prudência e bom senso conseguirá manobrar uma carreta sem problemas.

Instruções
  1. 1

    Faça as curvas com mais espaço do que faria se não tivesse carreta. Se virar demais cedo, vai correr o risco de bater em algum obstáculo que esteja no interior da curva. Contudo, tenha cuidado em não fazer a curva demasiado tarde, pois poderá ocupar o espaço de quem circula no sentido oposto. Tudo Isso é especialmente válido para caminhões, cujo comprimento é maior.

  2. 2

    Tome especial cuidado com as ultrapassagens, especialmente se a carreta estiver com a carga máxima. A resposta do motor ao maior peso (mesmo que a carga seja mínima) e o tamanho do veículo tornam a ultrapassagem uma manobra difícil. Avalie sempre o comportamento do condutor à sua frente, e se não tiver confiança de que ele vai facilitar a manobra, desista e se mantenha em segurança.

  3. 3

    Para estacionar, pense sempre que o veículo está dividido em duas partes, e que isso lhe dá uma mobilidade diferente dos carros normais. Para avançar, a manobra precisa do dobro (ou mais) do espaço.
    Para recuar, seu veículo vai empurrar a carreta, e por isso pense que deve virar o volante no sentido contrário. Gire o volante para a esquerda, se pretende recuar para a direita, e gire seu volante para a esquerda se pretende recuar para a direita.

Dicas e AVISOS
  • Evite golpes no volante, pois causam instabilidade no veículo. Essa dica é válida para todo o tipo de veículo, mas para uma pesada carreta, mais ainda. A possibilidade de perder o controlo é bem maior e a possibilidade de conseguir recuperar o controlo é bem menor, devido ao peso e tamanho do veículo.
  • Respeite sempre as regras de descanso quando conduzir uma carreta por longos períodos. Uma pequena distração é suficiente para causar um acidente.
  • Evite beber antes de digirir. O álcool diminui a velocidade dos reflexos e reduz a capacidade de controlar máquinas.
Comentários
blog comments powered by Disqus