» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Como manter o ambiente de trabalho agradável

Como manter o ambiente de trabalho agradável

Galeria
Como manter o ambiente de trabalho agradável

Podemos dizer que o ambiente de trabalho é o local onde passamos a maior parte do nosso tempo. E também o lugar onde somos obrigados a conviver com vários tipos de pessoas, seguir um milhão de regras, cumprir tarefas, e etc. É fato que, muitas vezes não sabemos conviver bem com isto, deixando o ambiente de trabalho um tanto desconfortável. Veremos abaixo 10 dicas de como manter este ambiente agradável.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Seja educado. Fale “Bom dia” quando chegar, “Bom almoço” quando for almoçar, “Bom descanso” quando for embora. Quem utiliza essas e outras palavras educadas demonstra ser uma pessoa que deseja o bem de todos.

  2. 2

    Converse. Isso mesmo, seja comunicativo. Sempre que tiver uma oportunidade se expresse, troque idéias com seu vizinho de baia e com seus colegas de sala. Mas lembre-se, nunca fale de mais. Se perceber que não estão dando muita bola para o que você diz, é porque não estão gostando. Neste caso, procure falar um pouco menos.

  3. 3

    Tire dúvidas. Isto ajuda bastante a manter o ambiente de trabalho mais agradável, pois além de conseguir solucionar problemas que talvez ficaria horas tentando resolver, você não deixa seu ciclo de amizade morto. É interessante ajudar e ser ajudado.

  4. 4

    Não se isole. Como já foi dito, é importante manter um ciclo de amizade no trabalho. Não fique sozinho no seu canto, com um fone de ouvido o dia inteiro. Siga as regras acima, elas irão te ajudar a não se isolar.

  5. 5

    Seja amigo de todos. Esta não é uma tarefa muito fácil. Mas, deve-se aprender a conviver com qualquer tipo de pessoa, principalmente quando se trata do local de trabalho. Procure não brigar com os colegas de sala, se alguma discussão surgir, tente resolver civilizadamente. Isto diminui bastante o risco de trabalhar em um ambiente desconfortável.

  6. 6

    Almoce com os colegas. Caímos no mesmo assunto de “Não se isolar”. Procure sempre almoçar e tomar um café com os amigos de sala. Isto mostra que você não é anti-social.

  7. 7

    Compartilhe conteúdo. Se receber um e-mail interessante, repasse para os colegas. Solte algumas piadas sadias, que irão fazer seus colegas sorrirem. Porém, não passe e-mails sem conteúdo ou fale alguma piada apelativa. Se fizer isto, estará destruindo o clima bom do ambiente.

  8. 8

    Participe das atividades em grupo. Procure participar de tudo que ocorrer no ambiente, reuniões, festinhas, brincadeiras. Em alguns lugares têm-se aulas de ginásticas. Participe delas.

  9. 9

    Trabalhe com espontaneidade. Sorrindo, brincando, faça do seu trabalho uma diversão. Se estiver passando por algum problema, deixe-o em casa. Quando te pedirem alguma ajuda não faça corpo mole, se não souber como ajudar, seja educado e fale que não está apto a se pronunciar. Mas nunca diga não. Ajude sempre que puder.

  10. 10

    Seguindo estas dicas, seu ambiente de trabalho se tornará mais agradável, a convivência nele será bem mais proveitosa. E lembre-se, exagero nunca é bom.

Comentários
blog comments powered by Disqus