» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Como manter um ambiente de trabalho descontraído

Como manter um ambiente de trabalho descontraído

Galeria
Como manter um ambiente de trabalho descontraído

Antes do uso de qualquer ferramenta de Gestão de Pessoa na intenção de tornar o seu ambiente de trabalho mais descontraído e leve, é importante dizer que um ambiente de trabalho descontraído não significa o mesmo que um ambiente de trabalho descompromissado, sem metas, sem obrigações, sem produção ou qualquer outra forma de "trabalho".

Os instrumento de Gestão de Pessoas, principalmente os que visam o bem estar no trabalho, devem ser usados na proporção da sua necessidade e, além de tudo, sob a supervisão técnica de quem possa gerenciar tanto as pessoas como resultado.

Tornar um ambiente de trabalho mais descontraído nem é tão difícil assim, agora fazer deste ambiente de trabalho descontraído um local de produção sistemática e bem programada sem desmotivar os trabalhadores, isso sim que é difícil.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Gestores estratégicos que estejam ajustados com a política de bem estar no trabalho.
  • Pessoas comprometidas com os resultados e com o trabalho duro e que, ao mesmo tempo, tenham disposição para estar bem nos momentos em que o trabalho permita relaxar.
  • Gestor de Pessoas que esteja comprometido com os resultados da empresa.
  1. 1

    SEJA PROFISSIONAL - Profissionalismo gera confiança, e confiança ajuda a manter o envolvimento com as pessoas.

    Quando você estiver cumprindo metas de um modo profissional e ao mesmo tempo se relacionando bem com os colegas de trabalho, significa que o clima organizacional está ótimo.

    Mas isso é muito difícil de acontecer. Na maioria dos casos as pessoas têm dificuldades de relacionamento e, por ocasião de uma ou duas palavras mal entendida, podem escrever seu nome na lista negra.

  2. 2

    NÃO TENHA LISTA NEGRA - Não ocupe seu tempo tentando "derrubar" um colega de trabalho. Acima de tudo seja profissional. Se você não suporta alguém que trabalha contigo, ignore esta pessoa e não seja você o culpado por discussões intermináveis ou agressões.

    Ao mesmo tempo, não seja omisso e mantenha os olhos bem abertos com os seus "inimigos de trabalho". Não seja inescrupuloso a ponto de dar uma rasteira mas não seja tolo e atrasado ao ponto de se deixar ser acertado pela rasteira dos outros.

  3. 3

    SEJA RESPEITOSO E CORDIAL - Respeitar é um reflexo de bom gosto e a cordialidade gera conforto e bem estar organizacional. Mesmo que você esteja na lista negra de alguém, trate-a com cordialidade quando precisar - e não puder ignorar. Isso vai desarmar o ambiente.

  4. 4

    SEJA GESTOR - Gerencie pessoas. O resultado, o desempenho e, acima de tudo, o bem-estar. Administre o ambiente de modo que você possa antever problemas estruturais, lembrando que um ambiente descontraído pode até contribuir para com o desempeno da empresa. Não é necessário gastar dinheiro. Muitas vezes uma dinâmica de grupo, com folhas de rascunho, pode gerar um bom ambiente ou, ao menos, clarear nuvens escuras de relacionamento.

Dicas e AVISOS
  • Ambiente de Trabalho Descontraído NÃO é o mesmo que Ambiente de Trabalho Descompromissado
Comentários
blog comments powered by Disqus