» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como matar formigas

Como matar formigas

Galeria
Como matar formigas

As formigas são pequenos insetos que pertencem a família Formicidae. Existem milhares de espécies de formigas em todo o mundo, porém somente algumas são consideradas pragas. Dentre estas estão as formigas domésticas como a formiga doceira e a formiga cortadeira.

Formigas são responsáveis por inúmeros prejuízos em plantações ou mesmo dentro de nossas casas. São insetos que vivem em colônias que podem ter milhares de indivíduos. Quando infestam nossas casas costumam aparecer em qualquer lugar onde são deixados restos de alimentos, migalhas ou algo doce. Apesar de serem insetos que não causam tanta repugnância nos seres humanos quanto às baratas, formigas são vetores de várias doenças, pois carregam em suas patas inúmeras bactérias que podem ser nocivas ao homem.

Portanto todo cuidado é pouco na hora de manter a saúde de sua família. Manter a sua casa sempre limpa pode dificultar o aparecimento de formigas, porém algumas vezes as colônias (ou formigueiros) se desenvolvem silenciosamente e quando começamos a identificar os insetos pela casa já existem milhares deles. Nem sempre podemos utilizar venenos para combatê-las, pois são produtos perigosos. Para eliminar formigas sem o uso de pesticidas basta seguir os seguintes passos.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Água
  • Detergente líquido
  • Uma seringa descartável
  • 100 gramas de tabaco
  1. 1

    Localize a trilha de formigas e a siga até encontrar a entrada do formigueiro. Pegue uma seringa de 30 ou 50ml e faça uma mistura de detergente líquido (destes utilizados para lavar louça) e água sendo quatro partes de detergente para uma parte de água. Injete a mistura para dentro do formigueiro através dos furos localizados. O detergente terá duas funções: matar as formigas que estiverem em seu caminho e também destruir a estrutura interna do túnel, impedindo que as formigas saiam por ali.

  2. 2

    Para acabar com a colônia é necessário exterminar a rainha. Pegue 100 gramas de tabaco puro, ferva cerca de um litro de água e deixe o tabaco em infusão por cerca de 24 horas para que libere sua essência. Em seguida retire o tabaco e jogue-o fora, tome cuidado ao executar esta ação, use luvas de proteção, pois o tabaco possui substâncias que podem fazer mal a sua saúde e exatamente por isso é capaz de matar os pequenos insetos. Despeje a água com a essência do tabaco sobre o formigueiro ou injete com o auxilio de uma seringa, isto irá eliminá-las imediatamente.

  3. 3

    Tape os buracos por onde as formigas entram em sua casa, você poderá utilizar cola branca (escolar) ou alguma substância vedante como silicone, argamassa ou cimento. Desta forma as formigas contaminadas pelo tabaco não conseguirão sair do formigueiro e morrerão. Se as formigas não desaparecerem quer dizer que a rainha ainda não foi morta ou o formigueiro pode ter várias rainhas. Proceda novamente com a água de tabaco até que todas sejam eliminadas.

Dicas e AVISOS
  • Você poderá utilizar o detergente puro também, desta forma as formigas não conseguirão sair do formigueiro.
  • Tome cuidado ao manusear o tabaco, use luvas e se possível máscara de proteção.
Comentários
blog comments powered by Disqus