» Tecnologia » Software » Como melhorar a qualidade de uma foto

Como melhorar a qualidade de uma foto

Galeria
Como melhorar a qualidade de uma foto

Existem programas gratuitos e pagos de edição de fotos, para uso profissional ou convencional. Alguns desses programas entregam qualidade eficiente no resultado final de edição, mas nada substitui o olhar clínico e analítico de quem utiliza e configura a configuração de uma imagem.
Para aprender a dominar o controle de graus de cores, luz, sombra, textura, profundidade, serão necessários anos de estudo na área de fotografia. Mas, para ao menos melhorar a qualidade de uma foto, basta seguir as dicas a seguir, utilizando o Photoshop CS4.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Abra a imagem no Photoshop CS4.

    Caso não o tenha instalado ainda, faça o download gratuito da versão para teste de 30 dias. Após realizar o download e iniciar a instalação, será pedido um cadastro no site da Adobe. Preencha os campas necessários e para finalizar a instalação feche as janelas do navegador.

    Na etapa inicial de instalação, será relacionada com uma lista com programas da Adobe, selecione apenas o Photoshop CS4 para ser instalado. Assim, o tempo de execução será menor e não ocupará memória do HD desnecessariamente.

  2. 2

    Abra o arquivo clicando no menu "File", "Open". Ou use a tecla de atalho CTRL + o.

    Para verificar se a qualidade da imagem pode ser melhorada, isto é, superficialmente, aumentar a resolução, observe a extensão do arquivo. Imagens JPG possuem resolução menor, pode ocuparem menor quantidade de memória de armazenamento e serem de fácil acesso à web. Bitmap e PNG, por outro lado, geram uma quantidade de armazenamento maior, por possuírem mais detalhes e pontos de resolução.

    Para descobrir o tipo e o tamanho da imagem, clique com o botão direito do mouse sobre ela e selecione "Propriedades". Em média, para web, uma imagem de qualidade para edição possui no mínimo 300Kb. Ese valor pode variar, de acordo com as proporções.

    Se a imagem a ser tratada for pequena ou de extensão JPG, dificilmente será possível trabalhar com a resolução.

    Para obter uma melhor qualidade, trabalhe com a composição de luzes, cores e sombras do passo seguinte.

  3. 3

    Após abrir a imagem, clique em "Image" do menu superior e "Adjustments".

    "Brightness/Contrast" controlam o nível de luminosidade da imagem.
    "Levels" balanceiam as cores primárias. Pode-se utilizar esse filtro para compensar uma foto amarelada, avermelhada, azulada etc. Basta equilibrar a exposição da cor pelos ponteiros da janela.
    "Curves" é o recurso de rápido balanceamento de saturações de luminosidade e sombra.
    "Vibrace" altera a saturação dos pontos de luz imagem.
    "Black & White" transformam a foto em branco e preto, podendo-se controlar a exposição do cinza.

Comentários
blog comments powered by Disqus